Página Inicial / Notícias / Noivado e Matrimônio

Noivado e Matrimônio

O Papa destaca que a boa preparação do casal fecha o caminho ao divórcio.
Ciclo de catequese sobre os Padres Apostólicos: São João Crisóstomo.

.- Ao apresentar durante a Audiência Geral celebrada esta manhã na Praça de São Pedro a figura e pensamento de São João Crisóstomo, o Papa Bento XVI destacou que ao referir-se ao noivado e ao matrimônio, este "Mestre da fé" assegurava que "os casais bem preparados fecham o caminho ao divórcio".

Depois de sua chegada em helicóptero ao Vaticano desde sua residência estival de Castel Gandolfo, a 20 quilômetros de Roma, o Santo Padre presidiu em recinto vaticano ante milhares de paroquianos o costumeiro encontro das quartas-feiras onde prosseguiu com o ciclo de catequese sobre os Padres Apostólicos.

O Pontífice recordou que este ano se cumpre o décimo sexto centenário da morte de São João Crisóstomo, nascido em 349 na Antioquia da Síria, ao sul da atual Turquia. "Chamado Crisóstomo, que quer dizer, ‘Boca de ouro’ por sua eloqüência, pode-se dizer que vive ainda hoje através de suas obras".

Este santo presbítero, célebre pregador nas Igrejas de sua cidade, assinalou o Papa, é "um dos Padres mais prolíficos" por seus numerosos tratados, homilias –mais de 700–, comentários e cartas.

"Não foi um teólogo especulativo. Transmitiu a doutrina tradicional e segura da Igreja em uma época de controvérsias teológicas suscitadas sobre tudo pelo arianismo, quer dizer, a negação da divindade de Cristo", explicou o Pontífice.

Depois de destacar que "sua teologia era excelentemente pastoral", pois nela era constante "a preocupação pela coerência entre o pensamento expresso pela palavra e o que se vive", o Santo Padre afirmou este santo se preocupou deste modo em "acompanhar com seus escritos o desenvolvimento integral da pessoa, nas dimensões física, intelectual e religiosa".

Antídoto contra o divórcio

Mais adiante, o Papa destacou o pensamento de Crisóstomo em relação às etapas da vida do ser humano, ressaltando a vigência e atualidade de suas idéias.

São João destacava a importância da infância, "porque é quando se manifestam as inclinações ao vício e à virtude e, por isso, é nesta idade quando a lei de Deus tem que ser gravada do início na alma ‘como sobre uma tabela de cera’". A esta etapa "segue o mar da adolescência, onde os ventos sopram violentos, porque é quando cresce a concupiscência".

Em seus escritos, este Padre da Igreja aborda o período do noivado e o matrimônio e afirma que "os maridos bem preparados fecham o caminho ao divórcio. Tudo se desenvolve com alegria e se pode educar aos filhos na virtude. Depois, quando nasce a primeira criança se forma uma ponte; os três se convertem em uma só carne, porque o filho une as duas partes e os três constituem ‘uma família, uma pequena Igreja’".

Ao final da catequese, Bento XVI recordou que São João Crisóstomo também se dirige em seus escritos aos fiéis laicos, que "com o Batismo assumem o ofício sacerdotal, real e profético. Esta lição de Crisóstomo sobre a presença autenticamente cristã dos fiéis laicos na família e na sociedade segue sendo ainda hoje mais atual que nunca".

Concluída a audiência, o Santo Padre retornou a Castel Gandolfo.

Santa Missa em Ação de Graças ao Senhor Bom Jesus

Na manhã desta segunda-feira, 8 de abril/2024, às 06h30, aconteceu a Santa Missa em Ação …