Página Inicial / Notícias / Curso de Atualização para Bispos

Curso de Atualização para Bispos

O papa Bento XVI recebeu em audiência, ontem, em Castel Gandolfo, os bispos de recente nomeação, que participam em Roma, de um Curso de Atualização para Bispos, promovido pela Congregação para os Bispos. No discurso que lhes dirigiu, o papa discorreu sobre o caráter apostólico do bispo e sobre a importância da pastoral da oração. "O evangelista Marcos precisa que os doze apóstolos foram escolhidos para que ‘ficassem com Ele e para enviá-los’. Como os apóstolos, também nós, caríssimos co-irmãos, enquanto seus sucessores, somos chamados, primeiramente, a estar com Cristo. Na oração íntima e pessoal, o bispo, mais do que seus fiéis, é chamado a crescer no espírito filial em relação a Deus”, exortou Bento XVI.

O papa chamou a atenção para as várias atividades que absorvem o dia a dia do b bispo. "Hoje no ministério de um bispo, os aspectos organizacionais absorvem muito tempo, os compromissos são múltiplos e as necessidades são sempre muitas, mas o primeiro lugar na vida de um sucessor dos apóstolos deve ser reservado a Deus".

Segundo Bento XVI, a oração educa ao amor e abre o coração à caridade pastoral para acolher todas as pessoas que recorrem ao bispo, especialmente os presbíteros. Eles devem rezar, ainda, suplicando por novas vocações. Pede, ainda, que criem locais e ocasiões de oração. "Nas cidades em que vivem e atuam, muitas vezes agitadas e barulhentas, onde o homem corre e se perde, onde se vive como se Deus não existisse, saibam criar locais e ocasiões de oração, onde, no silêncio, na escuta de Deus mediante a lectio divina, na oração pessoal e comunitária, o homem possa encontrar Deus e fazer experiência viva de Jesus Cristo, que revela a autêntica face do Pai".

Bento XVI pede que os bispos façam das paróquias, santuários, locais de educação e sofrimento, e também as famílias se tornem locais de comunhão com o Senhor. "Ao se dirigirem a Deus tenham a confiança dos filhos, a audácia do amigo e a perseverança de Abraão. Como Maria, saibam, a cada dia, louvar a Deus pela salvação que realiza na Igreja e no mundo, na convicção de que nada é impossível para Deus”, concluiu o pontífice. (BF/AF)

Fonte: Rádio Vaticano

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …