Página Inicial / Notícias / Catequese Indígena

Catequese Indígena

Representantes da Catequese dos Regionais Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima), Norte 2 (Pará e Amapá), Noroeste (Acre, sul do Amazonas e Rondônia) e Oeste 2 (Mato Grosso) da CNBB participaram, nos dias 27 e 28 de outubro, na Casa de Retiro Monsenhor Giordano, em Manaus, AM, do Encontro sobre Catequese Indígena.

Durante o evento foram apresentadas as experiências existentes no campo da catequese indígena, a realidade dos povos indígenas e outras questões como teologia, bíblia e inculturação.

As assessorias foram do bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira, AM,  dom Walter Ivan; o missionário salesiano, padre Luiz Laudato; a biblista Ir. Teodolinda Frigério; o membro do Conselho Indigenista Missionário, Francisco Lonbens e dos assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética, Ir. Maria Aparecida Barbosa e padre Jânison de Sá.

Também esteve presente o bispo responsável pela Animação Bíblico-Catequética do Regional Norte 1, dom Sebastião Bandeira.

Segundo padre Jânison Sá, os participantes perceberam que a “realidade exige que a catequese leve em conta os valores oriundos da cultura e religiosidade indígena”. Para ele, “é importante considerar a globalidade e a unidade da cultura e da religiosidade dos povos e etnias, que se expressam na simbologia, mística, ritos, dança, ritmo, cores, linguagem, expressão corporal e teologia subjacente às suas práticas religiosas. Somente assim se pode fazer uma verdadeira inculturação do Evangelho e compreender melhor, mediante a convivência e o diálogo, as tradições religiosas de cada grupo, como verdadeira busca do sagrado. Por isso, para uma catequese com eles, são necessários catequistas provindos destas culturas”. 

Você pode Gostar de:

Procissão da Fugida e do Encontro

A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá convida toda a Arquidiocese para participar …