Página Inicial / Notícias / Exemplo dos mártires cristãos

Exemplo dos mártires cristãos

Bento XVI: É necessário “propor de novo o exemplo dos mártires cristãos”.

.- Em uma mensagem por ocasião da XII sessão pública do conselho de coordenação das Academias Pontifícias reunida sobre o tema do amor manifestado nos mártires e as obras da Igreja, o Papa Bento XVI afirma que é necessário hoje "propor de novo o exemplo dos mártires cristãos" de todas as épocas.

É necessário "propor de novo o exemplo dos mártires cristãos, tanto da antigüidade como de nossa época, em cuja vida e testemunho, levados até o derramamento de sangue, se manifesta de forma suprema o amor de Deus", assegura o Santo Padre em sua mensagem dirigida ao Presidente deste conselho, o Arcebispo Gianfranco Ravasi, também Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura.

Na mensagem, o Pontífice recorda que o objetivo da Academias Pontifícias é "promover, tanto na Igreja como no mundo profano, uma cultura digna da existência humana, fecundada pela fé, capaz de apresentar a beleza da vida cristã e de responder adequadamente às provocações, cada vez mais numerosos, do contexto cultural e religioso atual".

O tema eleito para a sessão: "Testemunhas de seu amor (Sacramentum Caritatis 85). O amor de Deus manifestado pelos mártires e as obras da Igreja", representa, escreve o Papa, "o elo fundamental entre a celebração dos mistérios divinos e o testemunho da vida, entre a experiência do encontro com o Mistério de Deus e o dinamismo de um compromisso renovado que nos leva a ser ‘testemunhas de seu amor’".

"Também são dignas de menção –conclui– todas as obras de caridade que floresceram durante os séculos, graças à obra de fiéis generosos" que "criaram e promoveram iniciativas de caridade e instituições beneficentes para fazer frente às necessidades dos mais pobres e manifestar concretamente o laço, estreito e indissolúvel, entre o amor a Deus e o amor ao próximo".

Diretrizes da CNBB em sintonia com o Sínodo

O Secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o arcebispo de Porto Alegre (RS) …