Página Inicial / Notícias / CNBB 30 anos em Brasília

CNBB 30 anos em Brasília

Para comemorar os 30 anos da sede da CNBB em Brasília, será celebrada amanhã, 14 de novembro, às 15h, uma missa presidida pelo secretário-geral da Conferência, dom Dimas Lara Barbosa. Após a missa, haverá um coquetel e a abertura da exposição fotográfica e documental sobre a história da CNBB nas últimas três décadas.

A sede da CNBB em Brasília foi inaugurada no dia 15 de novembro de 1977. Até então, a Conferência localizava-se no Rio de Janeiro. A sede foi transferida justamente no dia em que a CNBB comemorava seu jubileu de prata.

As comemorações do jubileu e a inauguração da sede em Brasília reuniram aproximadamente 400 pessoas, entre bispos, sacerdotes, religiosas e leigos.

Para a ocasião, o papa Paulo VI enviou uma mensagem ao presidente da CNBB, na época, cardeal Aloísio Lorscheider, por meio da qual manifestou o desejo de que a CNBB “viva sempre a união na caridade fraterna na Igreja Una e Única compacta em torno do Sucessor de Pedro, perpétuo e visível fundamento da unidade de todo o Povo de Deus”.

Em sua homilia durante a celebração eucarística, o cardeal Lorscheider disse que “esta Casa quer ser um sinal. E como tal, um ponto de chegada e um ponto de partida. (…) Para os que vierem, ela será sempre uma forte memória de um passado vivido em meio à crise de uma sentida transformação com um poderoso impulso motivador para um futuro ainda envolto no mistério das múltiplas interrogações”.

“A Casa que hoje inauguramos no coração da nossa Pátria, num dia de festa nacional, deseja apresentar-se como a oficina sagrada em que o material informe – trabalhos e problemas nacionais comuns, idéias e pontos de vista divergentes, atividades isoladas nem sempre harmoniosas – receba em Cristo, na luz do Seu Espírito, a unidade de orientação, a força irresistível de evangelização, o dinamismo espiritual animador de todas as nossas Igrejas espalhadas pelo Brasil”, acrescentou dom Lorscheider.

Entre os bispos presentes no ato da inauguração estavam: dom Moacyr Grechi, dom Cláudio Hummes, dom Nivaldo Monte, dom Geraldo Fernandes, cardeal Eugênio Sales, cardeal Aloísio Lorscheider, cardeal Vicente Scherer, dom José Newton, dom José Freire Falcão, dom Clemente Isnard, dom Ivo Lorscheiter e dom Paulo Ponte.

A sede da Conferência fica no Setor de Embaixadas Sul – Quadra 801 – Conjunto B, em Brasília, DF.

Informações: imprensa@cnbb.org.br ou pelo telefone: (61) 2103-8300.

Parabéns, querida Cuiabá, pelos 305 anos de história e tradição!

O Site da Arquidiocese de Cuiabá congratula nossa estimada Cuiabá pelos seus 305 anos, e …