Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Solenidade da Santíssima Trindade

Solenidade da Santíssima Trindade

LITURGIA  –  SSMA.  TRINDADE 16.06.2019.
Bendito seja Deus Pai, bendito seja Deus Filho e Bendito seja Deus espírito Santo.

1.Acolhida
Irmãos/as, iniciamos a celebração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Tudo o que realizamos nesta celebração acontece pela ação de Deus Pai, revelado por Jesus Cristo e na força do Espírito Santo. A Santíssima Trindade age em nós e por nós e pelo amor derramado  em nosso coração pelo Espírito Santo.
Deus Uno e Trino não cabe em nossa “cabecinha”, mas faz sua alegria em habitar em nosso coração: “Se alguém me ama, é amado por meu Pai e nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada”! Deus mora em nós, mas como afirma Santo Agostinho, “nós, quase sempre, estamos fora de casa quando Ele nos visita. Deixamos nosso Deus na solidão de nosso coração!
A Santíssima Trindade não é uma “coisa”, mas é um Deus em movimento. “Nele não  há “0ntem”, nem “amanhã”, mas sempre “hoje” eterno – “Tu és o meu Filho Eu, hoje, te gerei (Sl 2,7). Deus não é um vulcão extinto, mas um vulcão em plena ação, lançando um mundo de luz, de sabedoria e de amor! (Cantalamessa, O Verbo se fez Carne,62).

2.Palavra de Deus
Pr 8,22-31 – Deus se revela nas obras da  criação; ela é uma página escrita pelo próprio Deus! Ele se revela na criação.
Rm 5,1-5 – O Apóstolo Paulo resume o segredo de Deus na seguintes Palavras: “Estamos em paz com Deus pela mediação de Jesus Cristo (…)e pelo Espírito santo derramado em nosso coração pelo  Espírito  Santo!
Jo 10,12-15 – Jesus reconhece que nossa “cabecinha de porongo” não pode entender os seus mistérios; por isso, promete-nos o Espírito Santo para recordar e explicar todas as suas Palavras. A Sabedoria de Deus é partilhada entre as Três Pessoas Divinas!

3.Reflexão
As três leituras de hoje são três janelas abertas para conhecer o Mistério de nosso Deus: Deus é e pode ser conhecido através da natureza – obra de Deus – de Jesus Cristo que nos resgata do pecado por seu Sangue derramado na Cruz, e n os introduz, novamente, no reino da vida divina, na família dos filhos adotivos de  nosso Deus, e o do Espírito Santo abundantemente derramado na Igreja. O caminho certo para conhecer a Deus é a Igreja; porque nela habita o Espírito Santo!
Não estamos diante de “Três Deuses”, mês de um só e único Deus, que se revela em Três Pessoas distintas  –  Pai, Filho e Espírito Santo  –  Três Pessoas, mas um só e único Deus! Deu para entender?  Certamente não! Mas este Deus Uno e Trino quer morar em nosso coração! Também não entendemos, mas podemos senti-lo presente em nosso coração como uma presença amorosa!
As Três Pessoas Divinas revelam a sua natureza quando se relacionam entre Elas: “O Pai revela sua identidade paterna quando afirma a respeito de Jesus: “Este é o meu Filho amado!”; e o Filho quando pronuncia o seu inconfundível “ABBA”; e o Espírito Santo quando vem a nós como Espírito do Pai e do Filho dizendo: ABBA e Jesus é o Senhor!”
Aliás, O Apóstolo Paulo afirma que “ninguém pode dizer: JESUS É O SENHOR a não ser no Espírito Santo!” Deus é misterioso, mas não é complicado! Deus é Pai e nos quer como filhos adotivos, deseja brincar conosco (1ª Leitura) e nos dá o Espírito Santo que prova de amor e de alegria por sermos seus filhos adotivos em Jesus Cristo e por Jesus Cristo. Amém.
“Um só Deus – Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Frei Carlos Zagonel

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …