Página Inicial / Noticias do Mundo / Papa: em novembro, rezar pelo diálogo e a reconciliação

Papa: em novembro, rezar pelo diálogo e a reconciliação

Papa: em novembro, rezar pelo diálogo e a reconciliação no Oriente Médio.

No mês de novembro, o Papa Francisco pede orações para que nasça um espírito de diálogo, encontro e reconciliação entre as comunidades religiosas do Oriente Médio.
Cidade do Vaticano

O diálogo e a reconciliação no Oriente Médio estão na intenção de oração do Papa Francisco para este mês de novembro.

Na iniciativa “O Vídeo do Papa” do mês, Francisco ressalta a convivência entre as comunidades no Oriente Médio, pedindo a todos os católicos que rezem por um diálogo genuíno entre elas. O Santo Padre recorda que a busca de unidade entre cristãos, judeus e muçulmanos “é baseada em laços espirituais e históricos”.

Paz, reconciliação, perdão
O Pontífice enfatiza que existem muitas comunidades cristãs, judaicas e muçulmanas “trabalhando pela paz, a reconciliação e o perdão”. Tendo em conta tal realidade, ele pede que a busca de diálogo e unidade dentro de cada uma dessas comunidades seja realizada sem temer as diferenças.
“Rezemos para que, no Oriente Médio, nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação.”
Na região, os muçulmanos representam pouco mais de 93% da população. A comunidade cristã, por outro lado, constitui aproximadamente 5%; e a judaica, que está concentrada principalmente em Israel, é de quase 2%.
Durante sua visita a Bari em julho de 2018, o Papa Francisco também mencionou a importância da reconciliação quando se dirigiu aos cristãos do Oriente Médio com as seguintes palavras: “A paz não virá graças às tréguas sustentadas por muros e testes de força, mas pela vontade real de ouvir e dialogar”.

Rezar e estudar
O Pe. Frédéric Fornos, SJ, Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, reforça a mensagem do Santo Padre: “O Papa Francisco nos convida este mês a abrir nossos corações e orações ao Oriente Médio. Esta é a terra onde nasceram as três grandes religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo. É a terra de Abraão, Isaque e Jacó, a terra dos profetas, e onde Jesus Cristo nasceu de Maria. A Igreja nasceu lá. Desde a época de Jesus até hoje, os cristãos sempre estiveram presentes nessas terras”.
Para o jesuíta, este mês é a ocasião para nos interessar pela diversidade das tradições religiosas e culturais do Oriente Médio. “Demonstrar interesse pelos homens e mulheres desta terra nos ajudará a rezar por eles.”
A sugestão do Padre Fornos é estudar o “Documento sobre a fraternidade humana, pela paz mundial e pela vida comum”, assinado pelo Santo Padre e pelo Grande Imã de Al-Azhar, assinada durante a viagem do Papa aos Emirados Árabes Unidos em fevereiro deste ano.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-11/papa-francisco-intencao-oracao-novembro-oriente-medio.html

Você pode Gostar de:

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …