Página Inicial / Noticias do Mundo / Papa Francisco cria a prelazia de Alto Xingu-Tucumã no Pará

Papa Francisco cria a prelazia de Alto Xingu-Tucumã no Pará

Papa Francisco cria a prelazia de Alto Xingu-Tucumã no Pará e nomeia novo bispo.

O Santo Padre comunicou nesta quarta-feira, 6 de novembro, a criação da prelazia de Alto Xingu-Tucumã nomeando como seu bispo prelado o padre Jesús María López Mauoléon. Atualmente o presbítero atua na paróquia de São Pedro, em Barra do Ceará e vigário episcopal da Região Metropolitana “Nossa Senhora da Assunção”, na arquidiocese de Fortaleza. A prelazia de Alto Xingu-Tucumã passa a integrar a província eclesiástica de Santarém (PA), criada neste mesmo dia.

Padre Jesús María López Mauleón

Jesús María López Mauleón, nasceu em Mues, Navarra, Espanha, no dia 05 de março de 1955. Ingressou no Seminário menor São José de Lodosa em 1967 onde permaneceu por até 1971 quando foi fazer a experiência no seminário São Nicolau de Tolentino de Fuenterrabia, de setembro de 1971 até junho de 1975.
Ele fez o noviciado no Convento de Monteagudo, Navarra de setembro de 1975 a agosto de 1976, fazendo a primeira profissão no dia 22 de agosto de 1976. De setembro de 1976 até julho de 1981 permaneceu no Seminário Maior de Marcilla, Navarra, estudando teologia, onde fez profissão solene em 18 de outubro de 1980. Ordenou-se diácono no dia 4 de novembro de 1980 e presbítero aos 18 de julho de 1981 pela Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR).
Exerceu o Ministério Pastoral na Espanha durante 18 anos como vigário paroquial e professor em Chiclana, de 1981 a 1986; e em Madri de 1986 a 1991, onde completou seus estudos. Como pároco em Zaragoza, de 1991 a 1994 e em Almeria, de 1994 a 1997; sendo professor do Instituto de 1997-1999, em Lodosa.
No dia 14 de agosto de 1999 veio para o Brasil, fazendo um curso intensivo de inculturação e português em Brasília, sendo destinado para a nova fundação da província São Nicolau de Tolentino na paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, da diocese de Tianguá, Ceará, com dom Francisco Xavier Hernández.
Depois de completar na Espanha os estudos de mestrado em Sagrada Escritura, voltou ao Brasil para colaborar na província de Santa Rita, permanecendo na Paróquia Nossa Senhora da Consolação de Cachoeiro de Itapemirim (ES), de 14 de fevereiro de 2003 até o dia 20 de abril de 2004, de onde saiu para a nova missão. No dia 02/05/2004, tomou posse de pároco na paróquia Nossa Senhora Aparecida–Capelinha, de Franca (SP) até abril de 2011. Depois de passar 100 dias na missão de Lábrea, tomou posse como responsável da área pastoral da Barra do Ceará, em 23 de outubro 2011. Em 9 de junho de 2012 foi erigida a paróquia São Pedro sendo nomeado primeiro pároco, até novembro de 2019.

Saudação a dom Jesús María López Mauleón
Estimado irmão, Monsenhor Jesús María López Mauleón, Graça e paz!
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com alegria a notícia de sua nomeação como bispo prelado da recém criada Prelazia de Alto Xingu-Tucumã nesta quarta-feira, 6 de novembro.
A missão, recorda o Papa Francisco em seu livro-entrevista intitulado “Sem Ele não podemos fazer nada”, não é um programa ou uma intenção a ser realizada por boa vontade. Segundo o Santo Padre, é Cristo que faz a Igreja sair de si mesma, na missão de anunciar o Evangelho.
Saudamos a sua nomeação como providência de Deus para a região Amazônica e na certeza de que missionários como o senhor se deixam guiar pelo Espírito Santo, renunciando a tendência a controlar a própria vida.

Que esse mesmo Espírito Santo o anime na sua missão.

Com nossas preces,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB