Página Inicial / Notícias / Encontro de Formação da Liderança Missionária da Pastoral da Criança

Encontro de Formação da Liderança Missionária da Pastoral da Criança

Aconteceu no dia 23 de novembro de 2019 na Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, na Comunidade São Pedro no Bairro Pedra 90 das 08h00 às 16h00 o Encontrão de Formação da Liderança Missionária da Pastoral da Criança.O encontro foi realizado com a presença de mais de 140 lideres, representantes de 15 Paróquias de Cuiabá, Várzea Grande, Jangada e Distrito da Guia.

O Encontrão das Liderança da Pastoral da Criança é uma das ações que deve acontecer ao menos uma vez ao ano, para proporcionar momentos formativos, celebrativos e de partilha, com a participação das líderes que mensalmente realiza as visitas nas famílias, com atenção especial as gestantes e crianças de 0 a 6 anos nas comunidade onde moram. Com o objetivo de partilhar as luzes e sombras vivida na Missão da atuação profética e missionária. As líderes são verdadeiros anjos na vida de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Nesse encontro celebrativo tivemos a alegria de receber a Coordenadora Nacional Irmã Veneranda, a Coordenadora Estadual Lúcia Shuster, a coordenadora da Diocese de Cáceres a Senhora Ovanilda e a coordenadora da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Denise MT, Maria das Dores(Dora).

A coordenadora Nacional a Irmã Veneranda conduziu o Encontrão com exposição das atividades realizadas pela Pastoral da Criança como:
Os primeiro 1.000 dias de vida da criança, sendo 270 dias de gestação, 365 dias no primeiro ano de vida, mais 365 dias no 2° ano de vida que são de extrema garantia de vida saudável na infância, adolescência e toda a vida do ser humano.
O acompanhamento e orientação as gestantes, mães das crianças acompanhadas quanto aí atendimento na Unidade de Saúde. Promovendo o aleitamento exclusivo até aos seis messes de vida.
O Pacto pela Ternura desde a 1° infância. Com o Tema Ternura 10 X Violência 00.
Incentivando a atenção carinhosas pelas crianças em desenvolvimentos com gesto afetivos de compreensão para um bom desenvolvimento na formação humana.

Como hoje quase tudo está sendo feito através do sistema informativo,a Pastoral da Criança também está realizando as atividades através do aplicativo APP Visita, as coordenadoras e liderança cadastram as gestantes e crianças que são acompanhadas/ visitadas em tempo real com a equipe da Coordenação Nacional facilitando a chegada das informações das situações encontradas durante as visitas realizadas nas famílias das comunidades onde existe lideranças voluntárias que com amor e dedicação dispõe de um pouco do seu tempo para se colocar a serviço da missão evangelizadora e libertadora das famílias em situação de riscos social.

Apesar das atividades realizadas, estamos passando por um momento de fragilidades e temos como desafio, aumentar o número de pessoas voluntárias para atuação profética aonde a vida está fragilizada em nossa Arquidiocese, Paróquias e Comunidades que ainda não tem a presença da Pastoral da Criança. Não só para elevar o número de crianças e gestantes acompanhadas, mas sim também oferecer um ombro amigo nós momentos mais difíceis das famílias com necessidade de apoio, orientação, atenção e gosto pela vida em especial as mais vulneráveis.

Encontro foi finalizado com a celebração da Santa Missa presidida pelo Padre Alexandre Santos, Dehoniano e Vigário da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa,pertencente a Arquidiocese de Cuiabá.

Além dos agradecimentos pela presença das Paróquias ali representadas carinhosamente ele fez elogios e motivações para continuidade fervorosa da caminhada Missionária em defesa da Vida e da esperança.
Em sua homilia lembrou do que Jesus disse: Deixai vir a mim os pequeninos. Porque deles e o reino do céu e as líderes tem o privilegio de todos os meses em contrato se com Ele no rosto de cada criança visitada.
Nos dá equipe da Coordenação Arquidiocesana agradecemos pelo empenho e participação de todas, lembrando que;
” A MESSE É GRANDE, E OS OPERÁRIOS SÃO POUCOS”. ” Envia Senhor operários para a Vossa messe”.

Assim os Leigos e Leigas assumindo o compromisso Cristão de “Batizados e Enviados em Missão” para anunciar a Boa Nova do Reino numa igreja em saída como diz o Papa Francisco.
Atentos aos apelos do Espírito Santo que nos impulsiona a servir, estaremos promovendo vidas e o desenvolvimentos integral das crianças desde a gestação aos seis anos de vida. Promovendo hábitos alimentares saudáveis e adequado em todas as etapas da vida na garantia de uma vida saudável.
Contamos com você que deseja participar da família Pastoral da Criança na Arquidiocese do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Venha ser um voluntária/o a serviço da vida e da esperança.
Atenciosamente,
Euripia de Faria Silva
Coordenadora Pastoral da Criança

Contato:
pastoraldacriancasetor365@gmail.com
Tel. 3634- 2876
Cel 65- 99204- 5171 whatsapp

Encontro Vocacional 2024 do Seminário Cristo Rei

É com grande alegria que anunciamos a abertura das inscrições para o Encontro Vocacional 2024 …