Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora

AVE! CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR ESTÁ CONTIGO!

1.ACOLHIDA
Tempo de Advento, mas a Igreja não deixa de celebrar as glórias de Maria! Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada, pois, o Senhor fez grandes maravilhas em minha vida! E nós, hoje, queremos celebrar as glórias da Virgem Maria, autoproclamada “Serva do Senhor!”
A Virgem Maria não era uma Menina-Moça ingênua e nem ambiciosa com propostas extraordinárias. Imaginemos como reagiriam as nossas moças com uma proposta de Maternidade divina! O casamento é o ideal caçado com ansiedade; como seria tentadora a proposta de uma maternidade solene e extraordinária! Maria, porém, procura conhecer bem a proposta do arcanjo Gabriel! Pergunta-lhe: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” A resposta de Maria revela a grandeza de sua alma pura! – “Eis aqui a serva do Senhor!”

2.Palavra de Deus
Gn 3,9-15. 15-20 – O texto da 1ª Leitura descreve, com detalhes psicológicos, as consequências do pecado de nossos Pais: Primeira consequência = a vergonha da própria nudez; segunda consequência = o medo de Deus; terceira consequência = a quebra da harmonia familiar: agora, a mulher, tão desejada, é acusada de toda a culpa = covardia de Adão e de Eva! e, por fim, a vida torna-se difícil, em todo o sentido!
Ef 1,3-6.11-12 – O Apóstolo, Paulo, recorda que o Plano de Deus será restaurado em Cristo: Nós somos predestinados, desde toda a eternidade, a sermos filhos adotivos do Altíssimo Deus! Aquilo que Deus realizaria na paz e na alegria, agora vai acontecer mediante o sofrimento do Verbo Encarnado, que nos salvará por sua Cruz! Nosso Deus não é um derrotado, mas um Deus cheio de amor e decidido a salvar-nos pelo sofrimento e pelo Sangue de seu Filho divino! Seremos (somos) filhos adotivos pela Encarnação, Morte e Ressurreição de Jesus!! O Verbo, gerado desde toda a eternidade, encarna-se no seio de uma Virgem, chamada Maria! O Menino, dela nascido, terá o nome de Jesus, pois, Ele virá ao mundo para salvar-nos!.

3.Reflexão
Deus realiza seu Plano de Amor em favor de sua criatura amada. Na plenitude dos tempos, Deus Pai enviou seu Filho, nascido de mulher, para salvar e transformar o ser humano em filho adotivo! Ele nasce de uma mulher para ser em tudo, semelhante ao homem que vai ser redimido. E a mulher, descrita com pinceladas, do Gênesis ao Apocalipse, é uma simples mulher (sem nome e sem distinção) que será parceira de Deus, garantindo a multiplicação da espécie humana; entre os seus descendentes haverá um que esmagará a cabeça da serpente. O profeta Isaías acrescenta que a mulher será uma virgem que dará à luz o Salvador denominado Emanuel (Deus estará no meio de nós) e, por fim, no Evangelho de Lucas, a mulher privilegiada chama-se Maria.
Maria não será apenas Virgem, mas cheia de graça e mãe do Salvador (Jesus)! Deus faz maravilhas e demostra que para Ele nada é impossível! Quem pode resistir ao poder de Deus? Seu amor é infinito e seu modo de amar é surpreendente ao ponto de morrer na Cruz pela criatura amada – o ser humano!
Deus não é um “Deus improvisador”; Ele planeja desde toda a eternidade e realiza a salvação de sua criatura amada. Como devemos sentir-nos felizes por ser amados desta maneira por nosso Deus, que nos envia seu próprio Filho para realizar o Plano de seu amor infinito! “Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos, por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade, para o louvor de sua glória e da graça, com que ele nos cumulou em seu bem-amado (Jesus).”

Porque, para Deus, nada é impossível
Frei Carlos Zagonel

.

61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações