Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia Solenidade da Epifania 05.01.2020.

Liturgia Solenidade da Epifania 05.01.2020.

LITURGIA – EPIFANIA 05.01.2020.
Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo!

1.Acolhida
A Igreja organizou a Liturgia como um caminho espiritual para os cristãos! O ser humano, muitas vezes de maneira inconsciente, é um sedento de Deus e de sua luz! Os Reis Magos, aprofundando os próprios conhecimentos astronômicos e como observadores atentos perceberam uma luz nova brilhando nos céus do Oriente. Suspeitaram pela chegada do Messias, e iniciaram sua caminhada (peregrinos) à procura do possível Rei Messias nascido e anunciado pela estrela. Terminaram chegando em Belém, encontraram um Menino pobre nos braças de sua mãe. Adoraram o Menino como o verdadeiro Messias!
A vida cristã é dinâmica e precisa caminhar todo dia, pois, Deus se revela ao longo de nossa existência. Precisamos estar atentos às luzes (estrelas) que brilham em nossa existência. Somos peregrinos e sedentos de luz divina! Os Reis Magos não olharam para a terra, mas contemplaram o céu e descobriram uma estrela diferente que os conduziu até Belém.
Quem sabe, esta Epifania não seja para nós uma verdadeira revelação divina! Celebremos com fé e devoção e a estrela poderá pousar sobre nós, dando-nos conta que Jesus não está em Belém, mas em nosso próprio coração! Epifania, revelação da presença do Menino em nosso próprio coração! Se você tiver sede de Deus, esta festa pode ser a revelação feliz da presença divina em vossa própria vida de cristão. Jesus Menino não está em Belém, mas em seu coração e em sua família!

2. Palavra de Deus
Is 60,1-6 – Chegaram os Reis Magos, ansiosos, à procura do Grande Rei, pois, eles viram sua estrela e logo vieram para adorá-lo! Sede de Deus no coração dos povos pagãos! Como seria a nossa sede de Deus? Eles estavam atentos, viram o sinal e, logo, se deslocaram pressurosos para descobri-lo e adorá-lo!
Ef 3,2-3.3-6 – A Epifania é o Natal para os pagãos, ou seja, também eles são filhos de Deus e participam do Plano de Deus. Participam da vida divina, através do Evangelho anunciado por Paulo Apóstolo.
Mt 2,1-12 – Os Reis Magos, atentos aos sinais do céu, observaram o aparecimento de uma nova estrela, logo, concluíram pelo nascimento do Messias! Os Reis Magos procuram o Messias para adorá-lo, mas Herodes quer mata-lo. O clube dos corruptos sempre teme pelo surgimento de uma nova liderança que pode prejudicar seus planos de domínio temporal! Herodes teme perder o seu trono!

3. Reflexão
Os Reis Magos representam todos os sedentos de Deus e de sua luz. Viram uma estrela nova e logo saíram à procura do Menino! Deus, com certeza, quer nosso progresso espiritual. Não nos quer parados e acomodados como os sacerdotes de Jerusalém que não foram a Belém! Mas, os sedentos querem ver o Messias e adorá-lo! Não raro, nossa preocupação não é o crescimento espiritual; contentamo-nos com a “Missa dominical” (às vezes, sonolenta) e não percebemos os desafios que o Senhor nos faz em cada celebração!
Os Reis Magos foram à procura; os sacerdotes onde devia nascer o Messias, mas eles não foram a Belém! Permaneceram acomodados em Jerusalém! O cristão deve estar atento aos “sinais dos tempos” e deslocar-se para a batalha, na procura dos caminhos de Deus.
A Igreja precisa de caminhos novos para seguir a Jesus e colaborar na construção de um mundo novo! Do contrário, viramos “peças de museu!” Disse Jesus: “Se alguém quer seguir-me, tome sua cruz todos os dias e me siga!” Não pense em parar, mas procure caminhar por caminhos novos revelados pelo Espírito. Não fique nas primeiras lições do Catecismo! Caminhe!
Os Reis Magos procuraram o grande Rei, mas descobriram um Menino pobre nos braços de sua Mãe! Ofereceram-lhe presentes simbólicos: Ouro, incenso e mirra. Muitas vezes nossas práticas não batem com a prática de Jesus, e neste caso, qual é nossa reação? Os sacerdotes podiam, ao menos, acompanhar os Reis Magos!… Já que Belém não estava tão longe!

Frei Carlos Zagonel

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …