Página Inicial / Notícias / Sorrisos Pantaneiros: evangelização, fotografia e odontologia no Pantanal

Sorrisos Pantaneiros: evangelização, fotografia e odontologia no Pantanal

Projeto Social com a população ribeirinha do Pantanal oferece assistência odontológica; apresenta a fotografia como uma nova perspectiva da realidade e a esperança através da fé.
Maria Eduarda Góis – Cidade do Vaticano

O projeto Sorrisos Pantaneiros, que assiste a população ribeirinha do Pantanal, une fotografia, evangelização e odontologia.
Amaury Santos, católico, fotógrafo e dentista é o idealizador deste projeto, que tem como objetivo transformar a realidade do povo pantaneiro, física e emocionalmente.
O município de Barão de Melgaço, onde a campanha se desenvolve, fica há 112km da capital – MT e o acesso às comunidades ribeirinhas acontece por meio do Rio Cuiabá. São seis comunidades e dois padres para atendê-las.
Devido às suas idas frequentes ao Pantanal, para fotografar a beleza e a natureza da região, Amaury começou a conhecer o cotidiano desta população ribeirinha e a perceber suas necessidades.
“Hoje entendo que o sentido da vida é servir ao próximo e diante da realidade que encontrei, no Pantanal, questionei-me como poderia ajudar a transformar a vida daquelas pessoas. Assim, uni o meu profissional com o meu espiritual e criei o projeto, como este canal de auxilio e transformação”.
Os padres Alex dos Reis e Eduardo Queiroz, da arquidiocese de Cuiabá e a dentista Eloysa Neves se juntaram a Amaury para a realização do projeto.

Evangelização
Toda a ação do Sorrisos Pantaneiros tem início através da evangelização: após as reuniões nas comunidades e da Santa Missa, realizam-se os atendimentos, bem como as aulas de fotografia.
As seis comunidades recebem a visita dos padres Alex e Eduardo uma vez por mês, para a celebração da Santa Missa. Devido ao difícil e demorado acesso, não é possível celebrá-la todas as semanas.
Nas visitas mensais, os padres atendem confissões, celebram sacramentos e realizam direções espirituais com a população, em média 350 pessoas por mês.
Padre Alex dos Reis, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores e responsável pelas atividades nas comunidades ribeirinhas explica que o projeto tem sido essencial:
‘’O povo ribeirinho sofre de baixa autoestima e profunda desesperança e a iniciativa do Sorrisos Pantaneiros tem sido um grande caminho de transformação: desde um maior engajamento nas atividades paroquiais até uma nova perspectiva de vida.’’

Fotografia
Foi através da fotografia que Amaury pôde conhecer, pouco a pouco, a região do Pantanal, bem como a realidade de seu povo.
Fotógrafo há 9 anos, ele descobriu uma paixão pela fotografia da natureza e encontrou no Pantanal um refúgio e um contato privilegiado com a criação de Deus.
Com as aulas e as oficinas de fotografia, ele busca promover um novo olhar para os habitantes da região e também compartilha sua gratidão por conhecer o local.
“Quero que o Mundo conheça o Pantanal não só pela ótica de um turista, mas pelo olhar do povo que mora aqui, que conhece os detalhes; o cotidiano do pantaneiro, sua fé e seu olhar.’’, expõe Amaury.
Diante da realidade sofrida dos moradores ribeirinhos, enxergar a beleza da criação e o privilégio que têm no contato com a natureza não é nada fácil. Mas, os voluntários do projeto acreditam muito na transformação do olhar quando a fotografia se torna conhecimento e as pessoas experimentam a profundidade deste meio de expressão.
Alguns alunos das oficinas de fotografia encontram também a oportunidade de obter uma renda extra, registrando o lugar em que vivem e revelando seus olhares sobre a beleza pantaneira.

Atendimento Odontológico
“Grande parte dos moradores das comunidades do município de Barão do Melgaço necessita de algum tipo de tratamento odontológico: desde uma simples cárie até uma extração”, contou o dentista Amaury Santos.
O deslocamento até o posto de saúde é bastante complicado, por isso, os casos acabam se agravando e a comunidade carece cada vez mais de um suporte.
Além disso, a falta de conscientização sobre a importância da saúde bucal e de hábitos de higiene também faz parte da realidade do povo ribeirinho do Pantanal.
Sendo assim, os dois dentistas, Eloysa e Amaury, realizam dinâmicas e palestras com o objetivo de levar informação e conhecimento sobre a saúde bucal e o bem-estar da população.
Para a realização dos atendimentos, o projeto conta com a ajuda e doação de amigos e familiares, que tornam possível a compra de todos os kits de higiene que são entregues às comunidades.
Na última visita, em novembro de 2019, foram entregues 300 escovas de dente e 100 cremes dentais.
O desejo de Amaury, Eloysa, Padre Alex e Padre Eduardo é que o projeto continue crescendo e expanda para outros municípios e comunidades.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …