Página Inicial / Notícias / Alguns assuntos ligados à pandemia coronavírus (CNBB)

Alguns assuntos ligados à pandemia coronavírus (CNBB)

Brasília, 26 de março de 2020

Carta da CNBB em Comunhão com a Arquidiocese de Cuiabá

SG Nº 0226/20
Aos senhores (arce)bispos, em suas sedes.

Atenção senhores Párocos:

Ref: Alguns assuntos ligados à pandemia coronavírus
Prezados irmãos,
Entro em contato para compartilhar algumas informações ligadas ao atual quadro de pandemia em decorrência do coronavírus. Optei por tratar de assuntos diversos na mesma correspondência a fim de evitar a multiplicação de comunicados.

1.DECRETO DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO – II
Encaminho, em anexo, o segundo Decreto emitido pela Congregação para Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Complementando o anterior, este Decreto também dispõe sobre as celebrações pascais “em tempo de COVID-19”. Saiu originalmente em italiano, com tradução para alguns idiomas. A tradução para o português foi feita pela CNBB. O original se encontra na página da Sta. Sé, no setor daquele Dicastério.
Chamo sua atenção para o seguinte:

Missa do Crisma – No número 2, a Congregação prevê que, para a Missa do Crisma, as conferências episcopais forneçam “indicações sobre uma possível transferência para outra data”. Seguindo a orientação apresentada pela própria Congregação para o Culto Divino no primeiro Decreto, a CNBB opta por deixar a cada bispo diocesano, administrador apostólico ou administrador diocesano o discernimento de quando celebrar para bem atender à realidade local. Dentro do possível, pedimos a gentileza de compartilhar conosco a opção feita, de modo que possamos ter uma visão geral do que está ocorrendo nas diversas dioceses do país.

Oração Universal – O mesmo Decreto prevê que, durante a Oração Universal, na Sexta-Feira Santa, “os bispos cuidarão de preparar uma intenção especial para aqueles que se encontrarem em situação de perda, de doentes e de falecidos”. Como subsídio, nossa Comissão de Liturgia disponibilizou a oração que também vai em anexo a esta carta.

COLETAS
Acolhendo algumas sugestões, a Presidência da CNBB submete à avaliação dos irmãos as
seguintes datas para a realização das coletas da Campanha da Fraternidade e para os Lugares Santos.
Coleta para os Lugares Santos: 19 e 20 de setembro: Exaltação da Sta. Cruz e N. S. Dores
Coleta para a Campanha da Fraternidade: 14 e 15 de novembro, Dia Mundial dos Pobres

Caros irmãos, reitero a unidade e a solidariedade de toda a Presidência da CNBB. Sabemos o quanto tem sido árduo equilibrar, por um lado, o atendimento religioso aos enfermos, aos profissionais da saúde e a todas as pessoas em geral e, por outro, seguir as normas sanitárias, cuja base é o distanciamento social. Sabemos também que, junto às preocupações especificamente pastorais, rondam-nos questões ligadas ao sustento de nossas igrejas, tanto no que concerne aos bens temporais quanto à caridade que praticamos. Os pobres esperam de nós tanto a presença espiritual quanto material. Essa presença começa pelo testemunho de quem, preocupado, por certo, com os aspectos materiais, escolhe, porém, a vida e a caridade em primeiro lugar.
Angustia-nos, por isso, a colocação do dilema vida versus economia. Num tempo quaresmal, em que a Campanha da Fraternidade nos interpela a viver a vida como dom e compromisso, recordo o que o Santo Padre nos disse em sua mensagem para a abertura da CF 2020:
“…a Quaresma é um tempo propício para que, atentos à Palavra de Deus que nos chama à conversão, fortaleçamos em nós a compaixão, nos deixemos interpelar pela dor de quem sofre e não encontra quem o ajude. É um tempo em que a compaixão se concretiza na solidariedade, no cuidado ”
Em nome da Presidência de nossa querida CNBB, manifesto a mais plena unidade e reafirmo a disponibilidade em ajudar no que for possível e necessário.
Que o Deus da Vida nos ajude a contribuir para “formar uma nova mentalidade política e econômica que ajude a superar a dicotomia absoluta entre a economia e o bem comum social” (EG 205).

D. Joel Portella Amado
Bispo auxiliar de S. Sebastião do Rio de Janeiro Secretário Geral da CNBB

Você pode Gostar de:

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …