Página Inicial / Jubileu Arquidiocese / Decreto Congresso Eucarístico Arquidiocesano

Decreto Congresso Eucarístico Arquidiocesano

Confira o Decreto de abertura do 1oCongresso Eucarístico Arquidiocesano de Cuiabá,assinado por Dom Milton Santos,sdb (Arcebispo Metropoliano de Cuiabá) e proclamado durante a Solenidade de Corpus Christi em 22 de maio de 2008, no Ginásio do Colégio Salesiano São Gonçalo.

ARQUIDIOCESE  DE  CUIABÁ

Dom Milton Santos, SDB, por mercê de Deus e da Sé Apostólica

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá:

Graça e Paz do Deus que é Amor e Misericórdia!

Aos 10 de junho de 2004, na Solenidade de Corpus Christi, decretamos aberto o Primeiro Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá que estava voltado para o futuro: 22 de maio de 2008! O que era o “futuro do Sínodo…” hoje é o presente… O Deus-Comunhão-Trinitária seja louvado!

O caminho que fizemos de “casa e escola da comunhão” começou para nunca mais acabar! Hoje somos uma Arquidiocese “em rede”! Hoje somos “Paróquias em rede de Grupos e Comunidades!”

Quis a Providência Divina que o início de meu pastoreio em Cuiabá, acontecesse na conjuntura histórica do Primeiro Sínodo Arquidiocesano que se encerra hoje tecnicamente, apenas, mas, começa a se acentuar e começa a passar a limpo com novas cores e definições os Documentos Conclusivos que nos dão mais segurança no caminho desafiador do Terceiro Milênio!

No dia 05 de abril de 1910, há quase 100 anos atrás, São Pio X, Papa da Eucaristia, criava as Dioceses irmãs de São Luiz de Cáceres e de Corumbá e elevava, assim, Cuiabá à dignidade de Arquidiocese e Sede Metropolitana. Para nós, que temos fé, é um Jubileu, um Tempo da Graça, um KAIRÓS! Mas, a Graça de Deus não improvisa! O Ano Jubilar de 2010 já está sendo preparado e vivido. O nosso Primeiro Sínodo Arquidiocesano desejou, desde o início, ser a preparação de um NOVO TEMPO e de uma NOVA ARQUIDIOCESE. Agora que concluímos o Sínodo, a Igreja de Cuiabá – Arquidiocese, Paróquia, Comunidade e Família – quer viver este Tempo da Graça através da celebração do Primeiro Congresso Eucarístico Arquidiocesano: ´Deus em nós, e, nós em Deus, com Maria, a comunhão para nunca mais acabar!´

Por isto, seguindo as pegadas do Papa João Paulo II, e, agora, com as diretrizes, principalmente, da Encíclica “Deus é Amor” do Papa Bento XVI, decretamos:

* Esta Solenidade de Corpus Christi – aos 22 de maio de 2008 – se constitui no início do Primeiro Congresso Eucarístico Arquidiocesano de Cuiabá que se encerrará aos 23 de junho de 2011, também Solenidade do Corpo de Deus;

* Decretamos, outrossim, que a Catedral-Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e as igrejas-sedes paroquiais se tornarão centros de peregrinação ao redor da Ssma. Eucaristia no ano do Centenário da Arquidiocese e ano do Primeiro Congresso Eucarístico Arquidiocesano,  03 de junho de 2010 a 23 de junho de 2011, uma vez que, cumpridas as exigências necessárias, os fiéis poderão lucrar as Indulgências estabelecidas pela Igreja! Este será o ano da Santíssima Trindade!

* Este DECRETO passa a ter efeito a partir da data de sua proclamação na Solenidade de Corpus Christi, em Cuiabá, MT, aos 22 dias do mês de maio de dois mil e oito..

+ Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá