Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 4º Domingo da Páscoa 03.05.2020

Liturgia – 4º Domingo da Páscoa 03.05.2020

“O Senhor é o Pastor que me conduz,para águas repousantes me encaminha!”
1.Acolhida
As “Catequeses de Pedro não são catequese de antigamente! A Palavra de Deus é para nós o convite de conversão e de vida nova. A Palavra de Deus é sempre eficaz e atual para quem tem fé! Pedro está falando para nós mesmos, pois, foram nossos pecados que colocaram Jesus na Cruz! Portanto, é para nós o convite de conversão de retomada de uma vida nova.
As Palavra do Papa Pio XII (1952/53) São atuais e servem com perfeição para o nosso atual comportamento: “O maior pecado do mundo moderno é que ele não conhece o que seja o pecado!” Nós nos afastamos de Deus e pecamos bebendo o pecado como se fosse uma bebida saborosa! Adão e Eva já experimentaram o sabor da fruta do paraíso, como saborosa; mas se deram mal e estragar sua vida e a vida de toda a humanidade! A “serpente” nunca esteve tão ativa como em nosso tempo! Tenho certeza que este pensamento não é pessimismo de sacerdote velho! ”Jesus é o Bom Pastor que procura afastar suas ovelhas dos caminhos do mal!

2.Palavra de Deus
At 2,14-41 – Diz, hoje, o Apóstolo Pedro: “Saibam todos, com plena certeza; Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus, a quem vós crucificastes!” Pesa em nossa consciência que nossos pecados, embora, modernos e “justificados”, continuam crucificando a Jesus Cristo! Todos temos culpa no cartório divino! E a “Quaresma” é o tempo oportuno para a conversão.
1Pd 2,20-25 – Jesus não se queixou do sofrimento que os sacerdotes e o Povo de Israel lhe impuseram, mas entregou tudo ao Pai como preço de nossa salvação: “Sobre a Cruz, Ele carregou os nossos pecados em seu próprio corpo… Por suas feridas nós fomos curados!” De nossa parte, devemos seguir os passos de Jesus, carregando a nossa cruz diária.
Jo 10,1-10 – Jesus, o Bom Pastor e excelente Mestre, usava expressões perfeitamente compreensíveis para o povo simples. Ele é o Bom Pastor que conhece todas suas ovelhas e as chama pelo nome e as conduz para as pastagens sadias. Não devemos seguir os maus pastores, pois, eles são ladrões e assaltantes!

3.Reflexão
O mundo atual está repleto de maus pastores, mal-intencionados, que procuram apenas seus interesses materiais! Eles têm interesse, apenas de roubar e matar! Jesus, já em seu tempo, recomendava cuidado com os pastores! Prudência, portanto, e cuidado na escolha dos pastores! No jardim do Edém, nossos pais, Adão e Eva, foram enganados pela serpente. Muitos de nós, ainda hoje, nos deixamos enganar. É lamentável, mas acontece! Nossos pais fizeram uma péssima escolha e se lascaram! Há serpentes demais no mundo de hoje!
Jesus é o Bom Pastor e todos os que vieram antes dEle foram ladrões e bandidos, merecedores do inferno! “O ladrão só vem para roubar, matar e destruir! Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância! (…) Eu sou a porta! Quem entra por mim, será salvo!”
Bom Pastor envia o Espírito Santo para o perdão dos pecados, e a luz divina necessária para acertar o caminho que leva para o céu! Jesus derrama gratuitamente o dom do Espírito Santo, mas é bom pedi-lo insistentemente, se queremos andar pelos caminhos seguros para a vida eterna!
Ele carregou nossos pecados em seu corpo para apaga-los em seu Sangue divino: “Por suas chagas vós fostes curados!” Os Santos tinham sempre o crucifixo nas mãos para se recordares do preço de seu resgate! Sigamos o exemplo desses nossos irmãos modelares!
FREI CARLOS ZAGONEL.

CNBB lança edital do Concurso para Letra e Música da CF 2025

CNBB LANÇA EDITAL DO CONCURSO PARA A LETRA E A MÚSICA DO HINO DA CAMPANHA …