Página Inicial / Animação Litúrgica / Solenidade de Pentecostes(31.05.2020)

Solenidade de Pentecostes(31.05.2020)

Ano A
cor vermelha
31/05/2020

1. Saudação
Presidente – Irmãos e irmãs em Cristo, bem vindos para celebrar nosso encontro de vida e fé. Nesta Solenidade de Pentecostes concluímos o Tempo Pascal e fazemos memória do dia em que a comunidade é revestida pela força no Espírito Santo para ser testemunha do Senhor ressuscitado. Confiantes de que o Espírito Santo está entre nós, saudemos a Trindade Santa. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
Animador(a) – Hoje, celebramos o dia das Comunidades Eclesiais Missionárias e encerramos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Em nossas orações lembramos da Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças de Itaguaçu e a Paróquia Divino Espírito Santo de Colatina que hoje celebram a festa de seus padroeiros. Recordemos também outros fatos marcantes da semana que passou.
2. Deus nos perdoa
Presidente – Confiantes no amor e na misericórdia do Pai que pela ação do Espírito Santo nos purifica e nos reconcilia, peçamos perdão. (Silêncio)
– Senhor, que, subindo aos céus, nos presenteastes com o dom do Espírito, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.
– Cristo, que dais vida a todas as coisas com o poder da vossa Palavra, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós.
– Senhor, Rei do Universo e Senhor dos séculos, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.
Presidente – Deus de amor, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza, um dia, à felicidade eterna. Amém.
3. Hino do Glória
Presidente – Glorifiquemos a Deus que por meio do Espírito santifica, guia e fortalece sua Igreja. Cantando.
4. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, com a fecundidade do vosso Espírito animastes a vida e a missão dos primeiros discípulos. Iluminai com o mesmo Espírito os nossos corações e acendei neles o fogo do vosso amor, para que sejamos testemunhas da ressurreição e da vossa presença amorosa. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
5. Leitura dos Atos dos Apóstolos (2, 1-11)
6. Salmo Responsorial (103) (CD Liturgia XVI – Páscoa – Ano A)
Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda face renovai. (bis)
– Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras! Encheu-se a terra com as vossas criaturas!
– Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram. Enviais o vosso Espírito e renascem e da terra toda a face renovais.
– Que a glória do Senhor perdure sempre, e alegre-se o Senhor em suas obras! Hoje seja-lhe agradável o meu canto, pois o Senhor é a minha grande alegria!
7. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (12, 3b-7. 12-13)
8. Sequência de Pentecostes Da Mesa da Palavra, duas pessoas cantam ou proclamam a sequência de Pentecostes, conforme o Lecionário.
8. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (20, 19-23)
9. Profissão de Fé
Presidente – Renovemos a nossa fé no Deus que nos enviou o Seu Santo Espírito. Creio em Deus Pai…
10. Preces da Comunidade Presidente – Na certeza de que Deus acolhe nossas preces, peçamos a Ele que nos conceda os dons do Espírito Santo.
11. Apresentação dos Dons (ainda de pé)
Todos: A luz de Cristo agora está no coração de cada um de nós, para ser anunciada ao mundo. Recebei, ó Pai a doação de nossas vidas em nossas Comunidades Paroquiais. Amém.
Coleta Fraterna
12. Louvação
Presidente – Louvemos ao Deus Uno e Trino pelas nossas Comunidades Eclesiais Missionárias que continuam anunciando o Reino de Deus e sua misericórdia.
13. Pai Nosso
Presidente – Reunidos em oração no dia de Pentecostes, rezemos como Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
14. Abraço da Paz
Animador(a) – O Espírito do Deus da paz se faz presente em nossa vida. Saudemo-nos com um gesto fraterno. (canto à escolha)
15. Oração Presidente
– Oremos – (silêncio) – Ó Deus, que enriqueceis a vossa Igreja com os bens do céu, conservai a graça que lhe destes, para que cresçam os dons do Espírito Santo; e o alimento espiritual que recebemos aumente em nós a eterna redenção. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
16. Bênção
Presidente – Deus, Pai das luzes, que hoje iluminou os corações dos discípulos, derramando sobre eles o Espírito Santo, vos conceda a alegria de vossa bênção e a plenitude dos dons do mesmo Espírito. Amém.
– Aquele fogo, descido de modo admirável sobre os discípulos, purifique os vossos corações de todo mal e vos transfigure em sua luz. Amém.
– A bênção do Deus que é amor, Pai e Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.
– A Luz de Cristo agora está em vosso coração. – Ide e anunciai, na força do Espírito Santo e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

Meditando a Palavra de Deus
Cinquenta dias após a ressurreição de Jesus, nesta Solenidade de Pentecostes concluímos o Tempo Pascal. Neste dia, começou a ser constituído o novo povo de Deus. É a Igreja que nasce e manifesta sua missão ao mundo. Nesta Liturgia fazemos memória da efusão do Espírito Santo realizada por Cristo Ressuscitado sobre a Igreja, que encheu de graça o Cenáculo de Jerusalém para se estender ao mundo inteiro. O Espírito Santo assegura a unidade da fé e do amor fraterno, na diversidade de “dons, carismas, ministérios e atividades”, cuja finalidade é a edificação da Igreja. “Como enviado do Pai, Jesus confirma os discípulos na missão:” Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E o Espírito Santo recorda tudo aquilo que Jesus disse. É a memória viva da Igreja. Os discípulos, com a força do Ressuscitado, são transformados e enviados para construir um mundo novo de paz e de fraternidade e dar continuidade à missão salvadora de Jesus. Lembrem-se, todos os filhos da Igreja que a sua sublime condição não é devida aos próprios méritos, mas a uma especial graça de Cristo. A nossa segurança para o anúncio do Evangelho está no próprio Senhor. Não é a nossa palavra que anunciamos. É o Senhor mesmo que vai à nossa frente por meio do Espírito Santo. Que bom seria se nós, como cristãos, tivéssemos plena consciência de que somos continuadores da mesma missão de Jesus, pelo Batismo que recebemos. Hoje esta missão está confiada a nós, discípulos missionários. A luz de Cristo agora está no coração de cada ser humano para ser anunciada ao mundo. O sim a essa verdade depende de nós.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …