Página Inicial / Notícias / Homilia Santa Missa de Ordenação Diaconal e Presbiteral (10.05)

Homilia Santa Missa de Ordenação Diaconal e Presbiteral (10.05)

Queridas irmãs, queridos irmãos: As Senhoras, os Senhores… que são os Pais e Parentes mais próximos dos OITO DIÁCONOS e DOIS ACÓLITOS que hoje – Dia das Mães… – estão presentes fisicamente nesta nossa Catedral/ Basílica Menor do Senhor Bom Jesus… em Cuiabá; Vocês…, queridos irmãos, queridas irmãs que acompanham e participam desta celebração eucarística de ordenação pelas Redes Sociais… – Rádio Difusora Bom Jesus, Site da Arquidiocese de Cuiabá; acompanham através do Facebook da Arquidiocese de Cuiabá; através do Facebook da Rádio Difusora; através do You Tube Arquidiocese…

A presença física reduzida nestas dez ordenações, porém, presença virtual incontável pelas Redes Sociais… se fez necessária por causa da desafiadora situação da saúde mundial que enfrentamos no combate ao CORONAVÍRUS… ainda desconhecido pela ciência, pela medicina!
Vivemos um momento tateante do presente… e, por isso mesmo, vivemos já um momento tateante dum futuro próximo…
E é como Igreja Doméstica e Igreja que caminha com a humanidade… que experimentamos pôr em jogo a experiência de Deus em Jesus!
Não é surpreendente – perguntamo-nos… – que, nesta comum procura tateante tanto do presente momento e já de um futuro próximo, encontremos esta palavra de Jesus no Evangelho de hoje: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida?” (Jo 14,6)
O próprio Jesus apresenta-se como CAMINHO! Ele não é simples ponto de passagem para a caravana humana por este planeta terra…
Jesus não é simples encruzilhada onde as pessoas, vindas de todos os horizontes do planeta terra, podem se cruzar… JESUS se propõe como CAMINHO DA VIDA, COMO O CAMINHO DO FUTURO!!

O texto do Evangelho de hoje pertence ao discurso de despedida de Jesus (Jo 13-17), que desemboca na sua morte-ressurreição… Os discípulos sentem-se perturbados e desanimados! Esta é a sensação que experimentamos neste tempo de CORONAVÍRUS… não é verdade? Tempo de perplexidade, desânimo, falta de clareza no caminho a ser seguido… E… nos perguntamos: conseguirá a Família “Igreja Doméstica”; conseguirá a Comunidade manter-se fiel, sabendo que arrisca trair e negar seu Senhor?
Parece estarmos repetindo do nosso jeito a pergunta de dúvida de Tomé: “Senhor, nós não sabemos para onde vais! Parece difícil conhecer o caminho por onde precisamos passar…!!”

Meus irmãos, minhas irmãs: no tempo de Jesus as lideranças religiosas afirmavam, baseadas no Antigo Testamento, que o caminho de acesso a Deus era o cumprimento da Lei. A Lei era o Caminho! Jesus afirma o contrário: Ele, o Humano, é o Caminho para chegarmos a Deus. E todo aquele que se torna humano pode ter a certeza de estar no Caminho que é Jesus! Jesus é o Caminho em dois sentidos: Jesus vem do Pai e volta para o Pai!
Jesus é a Verdade! Verdade… significa FIDELIDADE PLENA, ESTABILIDADE! Num planeta terra que se tornou a nossa “casa comum”, uma “aldeia global” pelas Redes Sociais invadida de fake News… a nossa vida-em-eucaristia é o caminho da Verdade-fidelidade principalmente aos necessitados!

Queridos novos Diáconos, queridos novos Padres: o mundo hoje precisa mais do que nunca da nossa DIACONIA E DO NOSSO SACERDÓCIO em testemunho de fidelidade plena!
Um menino viajando com a sua Mãe, ele sentado ao lado de um rapaz junto à janela… o menino não parava de olhar o rapaz! Ao descer do trem a mãe chama a atenção do filho pela falta de educação: “Filho, por que Você olhava tanto para aquele moço? A criança na sua simplicidade: “Mãe, a senhora não viu? Ele parece Jesus…!!!” Era um padre, jovem sacerdote viajando naquele trem!!”

Queridos Diáconos, queridos novos sacerdotes: Hoje Vocês estão vivendo a alegria de estarem comprometidos com Jesus e sua causa; por outro lado, as dificuldades internas e externas, as perplexidades, desânimos e desilusões os provocam como resolvemos estes e outros desencontros ao nosso derredor?
Sim…!!! Cada um de nós está se perguntando na lógica destas ordenações: Quem é Jesus para mim? Quem é Jesus para nós?
E, ainda, com estas dez ordenações de hoje queremos prestar nossa homenagem às Mães neste Dia que lhes dedicamos!
Vivem em nós as Mães que fizeram já a sua Páscoa para Deus!
Intercedam por nós as Mães na MÃE DE JESUS as mulheres Santas que foram mães: Santa Ana, a Mãe de Maria Santíssima; Santa MÔNICA – Mãe de Santo Agostinho; Santa Rita de Cássia, Zélia Guérin – mãe de Santa Teresinha do Menino Jesus…; Santa Clotilde: mãe do fundador da França; Santa Helena…, e, as Senhoras MÃES DOS NOSSOS DOIS DIÁCONOS, E, MÃES DOS NOSSOS OITO NOVOS SACERDOTES! DEUS AS ABENÇOE EM SEUS FILHOS…!!!
“ROGAI POR NÓS, SANTA MARIA… MÃE DE DEUS”. AMÉM!!

Cuiabá, 10/maio/2020

HOMILIA DE ORDENAÇÃO – DIA DAS MÃES – 2020
Dom Milton Santos – Arcebispo de Cuiabá

Você pode Gostar de:

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …