Página Inicial / Notícias / Há 16 anos Dom Milton assumia o Arcebispado em Cuiabá

Há 16 anos Dom Milton assumia o Arcebispado em Cuiabá

Chegamos aos 16 anos de Arcebispado de Dom Milton Santos na Arquidiocese de Cuiabá (09 de junho de 2020), e a equipe do site da Arquidiocese de Cuiabá o agradece pelo lindo e profundo trabalho pastoral desenvolvido em nossa Arquidiocese, respirando e vivenciando seu lema de Ordenação Episcopal “Deus é Amor e Misericórdia”.

Em 04 de junho de 2003, Dom Milton Antônio dos Santos, era nomeado pelo Papa São João Paulo II, Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Cuiabá com direito a suceder do Bonifácio após sua renúncia (por tempo de idade).

Logo após a nomeação, Dom Milton até então Bispo de Corumbá, Mato Grosso do Sul, chegava a Capital do Estado de Mato Grosso para auxiliar Dom Bonifácio e se preparar para assumir em 2004 a Arquidiocese como Arcebispo Titular. E sendo assim em 09 de junho de 2004, assumia como Metropolita a Arquidiocese de Cuiabá,tendo como inspiração de Governo criar uma Grande Rede de Comunhão, a partir do Sínodo Arquidiocesano com o foco na Evangelização (Casa e Escola da Comunhão).

Nessa caminhada episcopal recordamos também que no dia 29 de junho/2004, Dom Milton recebia o Pálio Sagrado  como Metropolita da Arquidiocese de Cuiabá das mãos de São João Paulo II no Vaticano, na Solenidade de São Pedro e São Paulo. E como Dom Milton era o último dos Arcebispos na fila, ele foi o último Arcebispo do Mundo a receber de São João Paulo II o Pálio.

Dom Milton se recorda que ao se aproximar do Papa, disse Arcivescovo de Cuiabá (Brasil) ou seja Arcebispo de Cuiabá e o Papa São João Paulo II disse Cuiabá ” Calor, muito calor”.

Novas expressões foram apresentadas por Dom Milton ao longo de seu pastoreio a frente de nossa Arquidiocese como: ARQUIDIOCESE-NET, PASTORAL-NET, EVANGELIZA-NET. Sempre buscando uma Igreja em saída, um constante caminhar em direção aos irmãos e irmãs que precisam ser evangelizados e assim conhecer a Palavra de Deus.

Confira algumas fotos deste 16 anos de muito trabalho, evangelização e pastoreio do povo de Deus.

Agradecemos a Dom Milton pelo seu sim a Deus. Rogamos a Deus que continue derramando muitas graças em sua vida,sempre sob a intercessão e proteção de Nossa Senhora do Pantanal.

Apresentamos a primeira mensagem de Dom Milton enviadas aos internautas através do site da Arquidiocese  em 2004:

“Encontrarmo-nos na Internet é uma alegria.
Pessoalmente, direciono esta alegria ao carinho de Deus para conosco – criaturas humanas. Fazer a experiência de comunhão com as pessoas através deste espaço virtual é entrar em comunhão com Deus. Veja que comunhão intensa é esta: podemos acompanhar os fatos, os acontecimentos, a história… em tempo real!
Eu digo para mim mesmo: “Ainda engatinhamos quanto às possibilidades de nos comunicarmos! Agora, tudo é mais rápido. Esta rapidez significa COMUNHÃO!”
Sabe? A rapidez em comunicar-se – no nosso caso, a internet, o espaço virtual..- é a pressa que o AMOR tem… Quem ama se comunica logo! Quem ama não fica esperando, esperando… É verdade que “o amor é paciente… espera tudo… suporta tudo…”(1Cor 13,4ss), assim escreve o apóstolo Paulo. É que o amor é capaz até disso: ser paciente, esperar, suportar…
Sabe? Para mim, como Arcebispo de Cuiabá, a INTERNET é uma inspiração de governo desta Igreja Particular. Eu imagino todas as Pastorais, todos os Movimentos de Igreja, todos os Organismos vivendo “em rede de comunhão”: todos se preocupam com todos! Todos se auxiliam! Todos se interessam pelas conquistas de cada um e as incentivam! Agora que temos o nosso espaço virtual (Site) – www.arquidiocesecuiaba.org.br – se renova a certeza de que seremos mais felizes, porque viveremos mais como “casa e escola da comunhão! (João Paulo II)”
Deus abençoe Você! E, Você me abençoe!
Abraços…

+Dom Milton Santos,sdb – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, MT”

Você pode Gostar de:

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …