Página Inicial / Galeria de Fotos / Arquidiocese de Cuiabá celebra a Solenidade de Corpus Christi 2020

Arquidiocese de Cuiabá celebra a Solenidade de Corpus Christi 2020

O QUE É ‘CORPUS CHRISTI’
É a manifestação pública da fé católica na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia – a Santa Missa. Este foi o pedido de Jesus na última Ceia com os Apóstolos: “Fazei isto em minha memória!” – Fazer Memória é mais do que uma lembrança. ‘Jesus ressuscitou’, então, ser presença como ressuscitado significa que realmente Ele está no meio de nós quando participamos da Santa Missa.

A solenidade de Corpus Christi, que celebramos todos os anos na primeira quinta-feira após a Oitava de Pentecostes, não existiu na Igreja desde sempre. O marco de sua instituição é a bula Transiturus de hoc mundo, do Papa Urbano IV, publicada a 11 de agosto de 1264. O “Corpus Christi” é uma festa “para aumentar a fé, prosperar na prática das virtudes e reparar as ofensas ao Santíssimo Sacramento”.

A Arquidiocese de Cuiabá realizou no dia 11 de junho/2020 às 09h00 a Santa Missa da Solenidade de Corpus Christi na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Milton Santos,sdb e concelebrada pelos Padres pertencentes ao Clero da Arquidiocese de Cuiabá (Pe. Antônio Edseu, Pe. Francisco  Amaral e Pe. Marcos Tainam. A Santa Missa contou com a presença de fieis e seminaristas da Arquidiocese (respeitando o distanciamento social, com a utilização de máscaras, e a redução na capacidade dentro da Igreja).

Neste tempo de Pandemia a Santa Missa foi transmitida pelo site da Arquidiocese de Cuiabá, pela Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá e demais redes sociais para propiciar a participação da Igreja Doméstica (Família em casa reunida).

Ao final da Santa Missa Dom Milton deu a Benção Solene com o Santíssimo Sacramento na porta de entrada da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá em todas as direções (Norte-Sul-Leste-Oeste),recordando que Cuiabá está situada na parte mais central da América do Sul, exatamente no seu centro geodésico, sendo, portanto a cidade do coração da América do Sul,uma Benção especial de Cuiabá para o Mundo nestes tempos de Pandemia.

Confira em nossa galeria algumas fotos da Santa Missa – Clique aqui.

Encontro Vocacional 2024 do Seminário Cristo Rei

É com grande alegria que anunciamos a abertura das inscrições para o Encontro Vocacional 2024 …