Página Inicial / Noticias do Mundo / Tomasi é o novo Delegado especial junto à Ordem Soberana de Malta

Tomasi é o novo Delegado especial junto à Ordem Soberana de Malta

Com esta nomeação feita pelo Papa Francisco, o arcebispo Silvano Maria Tomasi, que será feito cardeal no Consistório de 28 de novembro, tem a tarefa de auxiliar a Ordem no processo de atualização de sua Carta constitucional e do Código Melitense.


Dom Silvano Maria Tomasi, um Scalabriniano de 80 anos, ex-observador permanente da Santa Sé no escritório da Onu em Genebra, na Suíça, e colaborador do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, é o novo Delegado especial da Ordem Hospitalar Militar Soberana de São João de Jerusalém de Rodes e de Malta.

O prelado, que será feito cardeal no Consistório de 28 deste mês de novembro, assume o lugar do cardeal Angelo Becciu, nomeado pelo Papa Francisco em fevereiro de 2017, com a tarefa de auxiliar a Ordem no processo de atualização de sua Carta constitucional. A nomeação tem lugar enquanto ainda se aguarda o novo Grande Mestre, após a morte do “Fra’ Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto”, ocorrida em 29 de abril passado.
“Nomeio-o meu Delegado Especial junto à Ordem Hospitalar Militar Soberana de São João de Jerusalém de Rodes e de Malta (S.M.O.M.) – escreve o Santo Padre – com a tarefa de colaborar, para o bem maior da Ordem, com S.E. Fra’ Ruy Gonçalo do Valle Peixoto de Villas Boas, lugar tenente interino e Grande Comendador, e com o próximo Grande Mestre devidamente eleito.”
“O senhor terá todos os poderes necessários para decidir as eventuais questões que possam surgir na implementação do mandato que lhe foi confiado, para receber o juramento do próximo Grande Mestre e será meu porta-voz exclusivo para tudo que diz respeito às relações entre esta Sé Apostólica e a Ordem. Peço-lhe que queira exercer o ofício de meu Delegado até a conclusão do processo de atualização da Carta Constitucional e do Código Melitense e, em todo caso, até quando considerarei útil para a própria Ordem”, conclui o Pontífice, assegurando a dom Tomasi sua oração e concedendo sua Bênção apostólica ao cardeal designado e a todos os membros da Ordem de Malta.

Você pode Gostar de:

Encontro Vocacional 2024 do Seminário Cristo Rei

É com grande alegria que anunciamos a abertura das inscrições para o Encontro Vocacional 2024 …