Página Inicial / Animação Litúrgica / 2º Domingo do Advento (06.12)

2º Domingo do Advento (06.12)

2º Domingo do Advento – Ano B – cor roxa ou lilás – 06/12/2020

1. Saudação
Presidente – Queridos irmãos e irmãs, é com carinho que os acolhemos para celebrarmos nossa fé e nossa vida no Cristo Ressuscitado. Sejam bem-vindos! Neste 2º Domingo do Advento, pela voz do Profeta João Batista, somos chamados como Igreja Missionária a preparar o caminho que nos leva ao Pai. Iniciemos com o sinal de nossa fé. Em nome do Pai… Presidente – O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco (2Ts 3,5). Bendito seja Deus…
Animador(a) – Nesta celebração, trazemos presente as datas comemorativas que ocorrerão durante essa semana: o aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, o Dia Internacional dos Povos Indígenas e no próximo sábado dia 12, comemoramos Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina (acrescentar outros fatos conforme a realidade da semana que passou). Que tenhamos a esperança de nos convertermos a cada dia para celebrar dignamente o Santo Natal.
2. Acendimento da segunda vela da coroa do Advento
3. Deus nos perdoa
Presidente – Para celebrar dignamente o mistério de nossa salvação pensemos: como preparar os caminhos do Senhor hoje na vida pessoal, familiar, comunitária e social? (Silêncio) Imploremos a misericórdia de Deus Pai, cantando.
4. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus Todo Poderoso e cheio de misericórdia, nós Vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do Vosso Filho, mas instruídos pela Vossa sabedoria, participemos da plenitude de Sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
5. Leitura do Livro do Profeta Isaías (40, 1-5.9-11)
6. Salmo Responsorial (84) (CD Cantando os Salmos -Vol I) Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei! (bis)
7. Leitura da Segunda Carta de São Pedro (3, 8-14)
8. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos (1, 1-8)
9. Partilha da Palavra
10. Profissão de Fé Presidente – No Deus da vida, fonte de ternura e compaixão, professemos a nossa fé: Creio em Deus Pai…
11. Preces da Comunidade Presidente – Elevemos ao Pai os pedidos de nossa comunidade, rezando após cada prece: Ouvi-nos Senhor.
12. Apresentação dos Dons
Animador(a) – João Batista anuncia a chegada do nosso Salvador. Prega um Batismo de conversão para o perdão dos pecados. Convida a assumir uma nova história: converter-se, aceitar e assumir a novidade que está para chegar. Apresentemos ao Altar do Senhor a nossa disposição de colocar em prática a proposta de João Batista em nosso dia a dia.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
13. Louvação Presidente – Louvemos e bendizemos ao Senhor nosso Deus que nos ama, nos chama à conversão e à mudança de vida
Deus nos faz irmãos
14. Pai Nosso
Presidente – Guiados pelo Espírito de Jesus e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer. Pai Nosso…
15. Momento da Paz
16. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus de bondade, alimentados com a Vossa Palavra (e com a Comunhão), sentimo-nos fortalecidos e encorajados para que, a exemplo de João Batista e de Isaías, possamos anunciar a todos a vinda do Vosso Filho que convosco vive e reina para sempre. Amém.
Deus nos envia
17. Breves Avisos
18. Bênção
Presidente – Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o Advento do Seu Filho, em cuja vinda cremos e cuja volta esperamos, e derrame sobre vós as Suas bênçãos. Amém. – Abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. – Vivei na esperança e na busca de uma vida pura e sem mancha. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

Meditando a Palavra de Deus
No domingo passado fomos convocados a atenção e vigilância constante e a renovar a esperança na vinda do Senhor. Nesta liturgia, prosseguindo o nosso caminho de preparação ao Natal de Jesus, somos convidados a manter vivas a vigilância e a esperança. A Palavra de Deus nos convoca a reavivar a nossa vocação profética, a exemplo de Isaías, de João Batista e de Pedro. Jesus, anunciado por João Batista, continua na linha dos profetas. Ele é um profeta diferente. Ele fala com autoridade, mas está sempre numa atitude de escuta de Deus. O Espírito de Deus está sobre Ele. Nós, cristãos, pelo Batismo (no Espírito – Ele vos batizará com o Espírito Santo), adquirimos o jeito profético de Jesus. Seremos profetas que denunciam injustiças, mas que são capazes de anunciar a consolação que vem de Deus. Cheios de coragem de gritar, mesmo no “deserto”, que a libertação está próxima. Pessoas de ação e ao mesmo tempo de uma profunda relação com Deus. Homens e mulheres de Deus, que apontam o caminho para o Senhor, capazes de revelar o amor e a compaixão do Pai. Anunciadores da paz, da fidelidade, da justiça, da prosperidade e da salvação. O nosso profetismo inspira-se na esperança de um novo céu e uma nova terra. No nosso dia a dia, estamos nos empenhando para implantarmos o Reino de Deus? Onde ser profeta? No hoje da nossa história, marcada por sistemas neoliberais, excludentes, por políticas corruptas e dominadoras, pela falta de ética e o descaso social com os pobres e a vida. Mesmo em meio ao medo, à violência e à incerteza, o sentido do Advento e do Natal não é algo sentimental. É alegrar-se porque Aquele que podemos chamar de “Filho de Deus” veio e sempre vem viver no meio de nós para, com seu exemplo e sua sabedoria, lucidez e entrega de vida, mostrar concretamente o que significa o bem. São palavras que nos encorajam a renovar a confiança no amor misericordioso de Deus e a reconduzir nossos passos no caminho do bem e da vida plena.

Leituras da Semana
2ª feira: Is 35,1-10; Sl 84; Lc 5,17-26
3ª feira: Gn 3,9-15.20; Sl 97; Ef 1,3-6.11-12; Lc 1,26-38
4ª feira: Is 40,25-31; Sl 102; Mt 11,28-30
5ª feira: Is 41,13-20; Sl 144; Mt 11,11-15
6ª feira: Is 48,17-19; Sl 1; Mt 11,16-19
Sábado: Gl 4,4-7; Sl 95; Lc 1,39-47
Domingo: Is 61,1-2a.10-11; Lc 1,46-54; 1Ts 5,16-24;
Jo 1,6-8.19-28

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …