Página Inicial / Notícias / Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

Desde a última segunda-feira, dia 16 de novembro, às 15h, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está promovendo uma série de ações para marcar o Dia dos cristãos Leigos e Leigas 2020.
O mote deste ano é celebrar o testemunho e a profecia a serviço da vida dos cristãos leigos e leigas na Igreja no Brasil. O lema bíblico que anima a programação, extraído do livro de Isaías 42,6, é: “Eu vos chamei a serviço da Justiça”. A data está sendo celebrada nacionalmente, regionais e dioceses.

Live
A primeira atividade realizada, na segunda-feira, 16 de novembro, foi uma live com o tema “Cristãos leigos e leigas: Testemunho e profecia a serviço da vida”. A live, segundo o representante do Comunicação do CNLB, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), Leonardo Moura, foi transmitida por mais de 8 canais em redes sociais, incluindo os do CNLB, da CNBB e da Edições CNBB.
O bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Giovane Pereira de Melo e a presidente da Comissão Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Sônia Gomes de Oliveira foram mediados, pelo assessor da Comissão, Laudelino Augusto Azevedo, numa conversa sobre momentos significativos da caminhada dos leigos na Igreja no Brasil.
O enfoque foi para Documento 105 da CNBB – Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na sociedade – Sal da Terra e luz do mundo (Mt 5, 13-14), fruto da 54° Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Documento, cujo título é: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, retoma e aprofunda a participação dos leigos e das leigas na Igreja e na sociedade como sujeitos, sal e luz, nas diferentes realidades.

Igreja povo de Deus
Segundo o bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Giovane Pereira de Melo, não dá para pensar uma Igreja povo de Deus, a partir do Concílio Vaticano 2º, sem pensar na participação e no protagonismo dos cristãos leigos e leigas.
“No documento nº 105 da CNBB, os bispos do Brasil destacam a importância e a necessidade de um laicato que seja protagonista. É necessário que a Igreja, sobretudo nós os ministros ordenados, reconheçamos a importância, o papel e o lugar de protagonismo do laicato na Igreja no Brasil”, disse.

Tríduo de Oração
Do dia 17 ao dia 19, sempre no período da noite, foi realizado o Tríduo de Oração, animado, a cada dia, pela Comissão Nacional de Juventude do CNLB e pelos CNLB dos regionais Leste 2 e Sul 1. O encerramento contou com a participação do poeta paulista Adams Carvalho. Hoje, sexta-feira, 20 de Novembro, o CNLB realizou outra live com a ativista do coletivo Alforria, um grupo de consciência Negra da cidade Conselheiro Lafaiete (MG), Nícia da Silva. Ela também é da Pastoral Afro da arquidiocese de Mariana (MG) e participa da comissão de articulação e implantação da Pastoral Afro na região Mariana-Oeste. Na diocese, segundo ela, a Pastoral já está implementada.

Dia da Consciência Negra
Ela falou sobre os significados atuais do Dia da Consciência Negra, celebrada nesta sexta-feira, 20, e a importância de celebrar esta data. “Este dia é um dia que a gente tira para refletir mais, destacar nossas lutas. Muitos irmãos negros e negras estão lutando para sobreviver e não têm uma vida digna. A população negra está alijada às periferias do Brasil. Precisamos promover a igualdade racial, também para dentro da Igreja”, disse.

Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas
O ponto alto da programação será no domingo, 22 de novembro, com a realização da missa, às 10h, pelo Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. A celebração será transmitida direto da capela do seminário propedêutico Don Corona, de Araguaína (TO). Dom Giovane Pereira de Melo, bispo da diocese, e presidente da Comissão para o Laicato da CNBB, preside a celebração que contará com participação virtual de leigos e leigas do Brasil.
“Estamos celebrando a nossa identidade e a nossa missão enquanto cristãos leigos e leigas na Igreja no Brasil”, disse Leonardo Moura.
A transmissão será feita pelo canais de youtube da CNBB, do CNLB, entre outros.
Um outro ponto que a programação deste ano está fortalecendo, segundo o membro da comunicação do CNLB, é o pedido de apoio à campanha É Tempo de Cuidar da Evangelização e à Coleta do Bem, que acontece em todas as comunidades e paróquias da Igreja no Brasil, no próximo fim de semana.

61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

PUBLICADA MENSAGEM DO PAPA POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES, CELEBRADO EM …