Página Inicial / Notícias / “Bonun facere parvulis” (fazer o bem aos pequeninos) nunca será esquecido

“Bonun facere parvulis” (fazer o bem aos pequeninos) nunca será esquecido

Neste final de semana (28, 29 e 30 de novembro/2020) todo o Estado de Mato Grosso em especial a Arquidiocese de Cuiabá viveu um clima de tristeza, fé, esperança e muita gratidão ao nosso querido Arcebispo Emérito Dom Bonifácio. Nesses dias a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá recebeu centenas de fiéis, seminaristas, irmãs religiosas, padres e bispos para rezarem e agradecerem pela vida de Dom Bonifácio que faleceu no dia 28 de novembro na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.
No dia 29 de novembro foram celebradas diversas missas de corpo presente desde as 07h00 da manhã (a cada 2 horas foram realizada Missas presididas pelos padres da Arquidiocese de Cuiabá e de outras dioceses do Brasil), sempre com utilização de máscaras, álcool em gel e respeitando o distanciamento social devido a pandemia do coronavírus.

Já no dia 30 de novembro foi realizada a Santa Missa de Exéquias às 08h00, que contou com presenças de lideranças, irmãs religiosas, amigos, seminaristas, diáconos e fiéis de todas as Paróquias da Arquidiocese de Cuiabá.

A Santa Missa foi presidida por Dom Milton Santos, Arcebispo Metropolita de Cuiabá, e concelebrada pelos Bispos Dom Juventino de Rondonópolis, Dom Derek de Primavera do Leste, pelos padres da Arquidiocese de Cuiabá e de outras dioceses do Brasil.

A Santa Missa contou também com as presenças do irmão de Dom Bonifácio, o padre Severino Piccinini que veio do Rio Grande do Sul para a celebração e de autoridades locais, onde destacamos a presença do Prefeito reeleito de Cuiabá Emanuel Pinheiro que participou de toda a celebração.

Após a Santa Missa foi realizada a encomendação do corpo de Dom Bonifácio por Dom Milton Santos que após orações previstas no rito aspergiu e incensou o corpo e a urna. O fechamento da urna (funerária) foi realizado ao som de violino.
Em cortejo todos os celebrantes juntamente com a urna se dirigiram para a entrada da Catedral onde a Banda Marcial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de MT executaram várias músicas católicas entre elas “Noites Traiçoeiras”,“Segura na Mão de Deus”e o “Povo de Deus”.

E assim o cortejo seguiu até a Cripta localizada no sub solo da Catedral para o sepultamento de Dom Bonifácio. Na Cripta já encontram-se sepultados Dom Carlos Luiz D’Amour, Dom José Antônio dos Reis, Dom Luiz de Castro Pereira, Pascoal Moreira Cabral, Miguel Sutil de Oliveira, Dom Francisco de Aquino Corrêa, Dom Orlando Chaves e frei José Maria de Macerata.

Este dia 30 de novembro foi marcado de muitas lágrimas, balões brancos (soltados pelo Padre Júlio, Padre Felisberto e Dom Milton que moravam com Dom Bonifácio na Cúria Metropolitana), flores e canções e muitas orações.

Dentro da Cripta, a urna foi entronizada ao som do Hino de Nossa Senhora do Bom Despacho (podemos dizer com toda a certeza a segunda casa de Dom Bonifácio em Cuiabá era o Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, onde ele rezava todos os dias suas Laudes matinais).

E como disse Dom Milton em sua homilia nesse dia “Então, não se despeça de Dom Bonifácio..!! Agora, sim, ele aceita o seu “convite” dele “ser presença” em Você… Então, agora Dom Bonifácio, a partir de agora… ele é mais Intercessor junto de Deus por mim, por Você… A partir de agora Dom Bonifácio é mais INTERCESSOR por Você… Enfim, agora temos um intercessor via-direta… junto a Deus!! “

O seu lema: “Bonun facere parvulis” (fazer o bem aos pequeninos) nunca será esquecido.

A equipe do Site da Arquidiocese de Cuiabá agradece a Dom Bonifácio, pelo exemplo de pastor, pelos ensinamentos, pela linda paternidade aos seus filhos espirituais (padres), pela construção de mais de 200 Igrejas para o povo de Deus e pela amizade sincera.

Att.
Alexandre Mendes
Coordenador  – Site Arquidiocese de Cuiabá

Benedito Freire