Página Inicial / Notícias / Homilia de Dom Milton – Ordenações Diáconos & Padres (12/12/2020)

Homilia de Dom Milton – Ordenações Diáconos & Padres (12/12/2020)

HOMILIA – ORDENAÇÕES: DIÁCONOS & PADRES – FESTA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
RINCÃO DO MEU SENHOR – 12/12/2020

A imagem de Nossa Senhora – “a sempre Virgem Maria, Mãe do verdadeiro Deus” – a sua imagem ficou gravada no manto de JUAN DIEGO: “JUANITO! JUAN DIEGUITO…” como o chamava a Virgem Maria!
Hoje também… – com estas seis ordenações – vejo o Evangelho de hoje – Lc 1,39-47 – estampado na “Oração Coleta”: a Oração inicial desta Santa Missa!
Primeiramente Deus-Pai se antecipa em dar-nos a “a santa Virgem Maria para AMPARAR-NOS…” E, quem recebeu de Deus a capacidade… por natureza… de “AMPARAR” senão as mães? Meu irmão, minha irmã; queridos novos Diáconos e novos Padres… Hoje celebramos Maria como “mãe da América Latina” na pessoa de JUAN DIEGO! A Virgem Maria o chamava de “JUANITO! JUAN DIEGUITO…”!! Já no jeito de falar a Virgem Maria – como MÃE!! – estava AMPARANDO… NA PESSOA DE UM… TODA UMA NAÇÃO INDÍGENA!
Mas, o que significa AMPARAR? Esta é uma missão primordial de uma “diaconia” e de um “coração sacerdotal”!! Sabe? Vou brincar levemente com “SINÔNIMOS”… “AMPARAR” significa: “abrigar, acolher, agasalhar… Sabe? O “sorriso” também AGASALHA…!!! “Amparar” significa: proteger, interceder, ajudar, acudir, assistir, socorrer, sustentar, preservar, abençoar…
Então, o jeito de ser DIÁCONO, o jeito de ser SACERDOTE… é SER SOLÍCITO! Veja: na oração inicial desta Santa Missa pedimos a Deus-Pai “que nos dê a Santa Virgem Maria como MÃE SOLÍCITA…”
Mais uma vez vou fazer o “jogo de SINÔNIMOS…”O que… e, como… vem a ser uma “MÃE SOLÍCITA”? Pois, a Virgem de Guadalupe foi uma “MÃE SOLÍCITA” com JUAN DIEGUITO… Sei que Vocês DIÁCONOS JÁ ESTÃO PENSANDO: o que vem a ser um DIÁCONO SOLÍCITO!? E, vocês… novos SACERDOTES: O QUE VEM A SER UM PADRE SOLÍCITO!? Bem… vou falar da Virgem Maria como “MÃE SOLÍCITA…”!! Já no encontro com a Prima Isabel a Virgem Maria assim se comportou: ela foi CUIDADOSA, RESPONSÁVEL, ZELOSA, APLICADA, DESVELADA, ALINHADA = EM SINTONIA COM ISABEL!, CAPRICHOSA, ESMERADA, PRESTATIVA, ATENCIOSA, DILIGENTE, APRIMORADA, EXCELENTE…
Estes sejam os “sinônimos” em sua vida como DIÁCONO, como SACERDOTE! Mais: na Oração inicial da Missa de hoje também pedimos a Deus “CRESCER CONSTANTEMENTE NA FÉ”!!! Jesus repreendeu seus apóstolos várias vezes pela falta de fé deles. Ora, se eles, com Jesus presente, tiveram falta de fé, então, para nós também não é fácil; por isso precisamos pedir sempre: “Senhor, eu creio, mas aumenta minha fé!”
Papa Francisco aos Sacerdotes: “Se a fé não cresce, se fica imatura, há vítimas humanas e também sacerdotais a meio caminho, porque a fé não cresceu, não foi além e assim, nós, sacerdotes, se não temos uma fé madura, capaz de gerar fé nos demais com a paternidade, podemos prejudicar e muito. Contudo, se a fé cresce, faz-se muito bem, muito bem”.
Ainda, na Oração inicial da Missa de hoje também pedimos a Deus: “… alcançar o DESEJADO PROGRESSO”, e, qual é o caminho para assim acontecer? Estar no caminho da JUSTIÇA E DA PAZ!!
Então, nós vemos que a autêntica devoção a Nossa Senhora – também com a espiritualidade da Virgem de Guadalupe… que em 1910, o Papa Pio 10º a proclamou PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA… a presença da Virgem de Guadalupe indica a expressiva espiritualidade preferencial da opção pelos pobres e marginalizados!
O Papa João Paulo II – no dia 04 de julho de 1980 em Aparecida – afirmou exatamente isto: “A devoção a Maria é fonte de vida cristã profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecei na escola de Maria…”
Queridos Diáconos, queridos Sacerdotes: DESEJO que a sua DIACONIA e o seu SACERDÓCIO ACONTEÇAM SEMPRE NA ´ESCOLA DA VIRGEM MARIA`…!!! —- AMÉM!

Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Você pode Gostar de:

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …