Página Inicial / Notícias / CNBB lança edital reformulado 53ª Edição dos Prêmios Comunicação

CNBB lança edital reformulado 53ª Edição dos Prêmios Comunicação

CNBB LANÇA EDITAL REFORMULADO PARA A 53ª EDIÇÃO DOS PRÊMIOS DE COMUNICAÇÃO (2019-2020)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, lança em 25 de novembro, o edital da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da entidade. Com cerimônia de entrega prevista para acontecer em outubro de 2021, na cidade de Brasília (DF), a premiação terá inscrições abertas entre os dias 22 de fevereiro e 23 de maio de 2021 para trabalhos realizados entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.
Em carta, divulgada hoje, a CNBB afirma que, por meio dos prêmios, reconhece trabalhos que promovem os valores cristãos em diferentes áreas da comunicação no país. A carta é assinada pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, pelo bispo de Oeiras (PI), responsável pelos prêmios de Comunicação da entidade, dom Edilson Soares Nobre, e pelo coordenador dos prêmios, Rafael Alberto Alves dos Santos
Segundo o novo coordenador dos Prêmios de Comunicação da CNBB, Rafael Alberto Alves dos Santos, é a primeira vez que os prêmios vão contemplar trabalhos realizados em 2 anos – 2019 e 2020. O motivo foi o cancelamento da premiação em 2020 em razão da pandemia do novo Coronavírus.
Além dos prêmios tradicionais (Cinema, TV, Rádio, Internet/Redes Sociais e Imprensa), a CNBB estreia nesta 53ª edição duas novas categorias – Pesquisas de Pós-Graduação e práticas e experiências da Pastoral da Comunicação. Em anexo, o novo edital e carta aos profissionais de comunicação e cultura.
Mudanças e aprimoramentos

O coordenador dos prêmios informa também que algumas mudanças foram feitas no prêmio, desde a reformulação da logomarca até pequenos ajustes nas categorias.
Por exemplo, antes podiam se inscrever apenas longas acima de 70 minutos e curtas abaixo de 40 minutos. As produções entre 40 e 70 minutos ficavam de fora do certame. Agora o novo edital considera longa acima de 70 e curta abaixo de 70 minutos.
Está em curso também um processo de renovação das instituições que compõem o júri técnico dos Prêmios. Outra mudança, anunciada pela coordenação dos Prêmios de Comunicação da CNBB, é na composição da comissão eclesial de julgamento das obras que se candidatam. A partir desta edição passarão a ser 21 bispos, sendo 3 para julgar as obras inscritas em cada categoria.
O site dos prêmios também foi completamente reformulado, a partir da nova identidade visual. Para acessar e obter mais informações basta entrar no seguinte endereço: www.premios.cnbb.org.br

Brasília, 25 de novembro de 2020.
SG – Nº. 0462/20
Caros amigos e amigas do mundo da Comunicação e da Cultura,
Graça e paz!
É com alegria que apresentamos a vocês o edital da 53ª Edição dos Prêmios de Comunicação conferidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Por meio deles, a CNBB reconhece trabalhos que promovem os valores cristãos nas áreas de Cinema, TV, Rádio, Jornalismo impresso, Redes Sociais e Internet, Pastoral da Comunicação e Pesquisas acadêmicas. Será a primeira vez que teremos prêmios para agentes da PASCOM e pesquisadores de pós-graduação com dissertações de mestrado e teses de doutorado que problematizem e estudem o diálogo entre fé, cultura e comunicação.
Queremos reconhecer publicamente o trabalho de vocês na promoção da boa e verdadeira cultura que contribui na construção do bem comum e da vida em plenitude de toda pessoa humana. Como nos recorda o Papa Francisco em sua nova carta encíclica, Fratelli Tutti, nº 107, “todo o ser humano tem direito de viver com dignidade e desenvolver-se integralmente, e nenhum país lhe pode negar este direito fundamental”. São esses os valores que os prêmios querem pôr em destaque. Com expectativa de uma vacina que imunize a população contra o coronavírus, estamos
programando a cerimônia de entrega dos Prêmios para o mês de outubro de 2021, na cidade de Brasília (DF). Incentivamos a que inscrevam seus trabalhos desenvolvidos durante os anos de 2019 e 2020. Os detalhes para as inscrições, que estarão abertas entre os dias 22 de fevereiro e 23 de maio de 2021, podem ser encontradas no edital em anexo, no site www.premios.cnbb.org.br e em nossas redes sociais.
Durante todo este período de isolamento social, ficou ainda mais clara a importância da comunicação e da cultura em nossa sociedade, seja para nos trazer informações confiáveis, seja para nos manter conectados com a nossa fé e com nossos familiares e amigos, seja para nutrir nossa imaginação, criatividade e diversão. A atuação de vocês, profissionais e operadores da cultura e da comunicação, mostrou-se imprescindível para amenizar o sofrimento causado pela pandemia, que segue preocupante. Queremos conhecer esses trabalhos que mantêm fortes os pilares da
espiritualidade cristã, apesar dos sinais de morte tão característicos do nosso tempo!
Contamos com a sua inscrição!
Cordialmente, em Jesus Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães
Bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG)
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB
Dom Edilson Soares Nobre
Bispo de Oeiras-PI
Responsável pelos Prêmios de Comunicação da CNBB
Rafael Alberto Alves dos Santos

Você pode Gostar de:

Arcebispo de Cuiabá destaca temas importantes no sexto dia da Assembleia Geral da CNBB

No sexto dia da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de …