Página Inicial / Notícias / Painel de 2021 – Aprofundar a mensagem do Papa 55º dia das comunicações sociais

Painel de 2021 – Aprofundar a mensagem do Papa 55º dia das comunicações sociais

Na próxima quinta-feira, 4 de fevereiro, às 17h, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dá continuidade ao projeto Lives CNBB – Igreja no Brasil painel com um encontro virtual que vai discutir, a partir da mensagem para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, como a comunicação social e humana são compreendidas no magistério do Papa Francisco. A live tem o tema: “Gastar a sola do sapato”: as inspirações do Papa Francisco para a Comunicação Social.
A live contará com as participações do jornalista e doutor em comunicação, Moisés Sbardelotto, e da assessora de comunicação da 6ª Semana Social Brasileira (SSB) e vice-presidente da Signis Brasil, Osnilda Lima. A reflexão poderá ser acompanhada pelas redes sociais da CNBB (Facebook, Youtube e Twitter).
O objetivo da live, segundo o bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Giovani Mol, mediador da reflexão, é compreender as noções e concepções de comunicação presentes nas mensagens que o Santo Padre divulgou para marcar o dia na Igreja dedicado a refletir sobre a comunicação social e humana. “Também refletiremos sobre o contexto de comunicação atual em contraposição às ideias defendidas pelo Papa Francisco”, disse.
Dom Mol explica que o debate também procurará identificar quais as experiências de comunicação, realizadas no âmbito eclesial e fora dele, apontam para um modelo de comunicação que se aproxima das inspirações do papa Francisco com a promoção do diálogo, da verdade e da aproximação humana.

55ª Dia Mundial das Comunicações Sociais
“Vem e vede” (Jo 1,46). Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”. Este é o tema para a celebração do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, escolhido pelo Papa Francisco e divulgado na terça-feira, 29 de setembro de 2020, dia de São Gabriel Arcanjo. Este ano, a celebração será em 16 de maio.
Segundo o comunicado da Santa Sé, a motivação do Papa para a escolha do tema é a seguinte: “Vinde ver”. Essas palavras do apóstolo Filipe são centrais no Evangelho: o anúncio cristão, ao invés de palavras, é feito de olhares, testemunhos, experiências, encontros e proximidade.
O Vaticano divulgou no sábado, 23 de janeiro, véspera da memória de São Francisco de Sales, a mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. No texto, o Pontífice fala de temas da atualidade, como as vacinas contra a covid 19, convoca os comunicadores a gastarem a sola de sapato e enaltece a coragem dos jornalistas.

Origem e história
A partir da indicação do Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI, criou, em 1964, através do documento In fructibus multis, a Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais, com a finalidade de coordenar e estimular a realização das propostas dos Padres Conciliares às problemáticas do campo da comunicação.
A fim de colocar em prática as recomendações já mencionadas, a Pontifícia Comissão, após receber o parecer de presidentes de Comissões Episcopais, em 1964 e 1965, sobre como aplicar o que foi estabelecido no nº 18 do Inter Mirifica, criou o Dia Mundial das Comunicações Sociais (em 1966), com a aprovação do Sumo Pontífice. E no dia 7 de maio de 1967 celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais (celebrado sempre no domingo da Ascensão).
Lives CNBB – Igreja no Brasil Paniel
As Lives CNBB – 2ª fase – “Igreja no Brasil Painel” pretendem oportunizar debates importantes para a Igreja e aproximá-los dos cristãos católicos e da sociedade brasileira, trazendo à tona as reflexões, acúmulos e documentos do Magistério da Igreja com vistas a jogar luzes sobre a realidade e sobre a atuação dos católicos no Brasil. Temas importantes e destacados pelo Papa Francisco, pelo magistério da Igreja e pela caminhada da Igreja no Brasil serão objeto de reflexão e debates.
A metodologia, segundo explica o mediador, vai sempre buscar aprofundar temas da realidade brasileira à luz do que diz os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco e levantar pistas de ação. As lives CNBB sempre buscarão a presença de convidados especialistas no tema e de pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial na realidade. Serão apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.
https://www.cnbb.org.br/1a-live-igreja-no-brasil-painel-de-2021-vai-aprofundar-a-mensagem-do-papa-para-o-55o-das-comunicacoes-sociais/

Você pode Gostar de:

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …