Página Inicial / Animação Litúrgica / 4º Domingo da Quaresma (21.03)

4º Domingo da Quaresma (21.03)

Ano B – cor roxa – 21/03/2021

1. Saudação
Presidente – Irmãos e irmãs em Cristo, sejam todos bem-vindos a este encontro fraterno em que nos reunimos para celebrar a nossa fé no Cristo Ressuscitado e a nossa vida diária. Neste quinto Domingo da Quaresma é o próprio Cristo que afirma: “Se o grão de trigo cair na terra e morrer, produzirá muito fruto”. Confiantes na promessa do Senhor, façamos o sinal da nossa fé. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
Animador(a) – Na alegria de caminhar com Jesus rumo a Sua Páscoa, vamos trazer presente os fatos que marcaram nossas vidas nesta semana na família, na comunidade, na Igreja e no mundo. (Recordação da vida).
2. Deus nos Perdoa
Presidente – Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso coração ao arrependimento e peçamos perdão por nossas faltas e omissões. (Silêncio). Confiantes, supliquemos o Seu perdão, cantando ou rezando.
3. Oração
Presidente – Oremos – (silêncio) – Senhor, nosso Deus, dai-nos a graça de caminhar com alegria no mesmo amor que levou Vosso Filho a entregar Sua vida pela salvação da humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém
Deus nos fala
4. Leitura do Livro do Profeta Jeremias (31, 31-34)
5. Salmo Responsorial (50) (CD Liturgia XIV) Criai em mim um coração que seja puro. Dai-me de novo um espírito decidido! (bis)
6. Leitura da Carta aos Hebreus (5, 7-9)
7. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (12, 20-33)
Partilha da Palavra
Nossa resposta
8. Profissão de fé
Presidente – No Deus que nos chama à conversão, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
9. Preces da Comunidade
Presidente – Ao Pai que ama a todos nós Seus filhos, supliquemos confiantes por nossas necessidades. A cada pedido, cantemos: Ó Senhor, escutai nossa prece. (D.R.)
Presidente – Deus da vida, da justiça e do amor, nós te bendizemos pelo dom da fraternidade e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade. Através desta Campanha da Fraternidade Ecuménica, ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo como compromisso de amor, criando pontes que unem em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio. Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade. Por Jesus Cristo, nossa paz, no Espírito Santo, sopro restaurador da vida. Amém.
10. Apresentação dos Dons
Animador(a) – Jesus, o Filho amado de Deus, cumpriu Sua missão doando-Se por amor a toda humanidade. Também nós somos enviados para constituir um mundo melhor para todos. Apresentemos ao Altar do Senhor o nosso compromisso em lutar contra todo tipo de violência que ameaça e destrói a vida humana e a natureza.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
11. Louvação
Presidente – Louvemos ao Senhor nosso Deus por todas as pessoas, equipes, pastorais, movimentos, organizações, entidades, que são sinais do amor de Deus entre nós.
Deus nos faz irmãos
12. Pai Nosso
Presidente – De mãos erguidas, rezemos a oração que o Senhor nos ensinou. Pai Nosso…
13. Momento da Paz
Animador(a) – A paz em Cristo tem seu fundamento na garantia das condições de vida para todas as pessoas e na transformação de tudo o que impede a existência da criação. Esta transformação é a esperança de que uma nova humanidade é possível. (Rezemos em silêncio pela paz).
14. Oração
Presidente – Oremos -(silêncio) – Ó Deus, alimentados pela Vossa Palavra (e pela Comunhão), renovamos com alegria a aliança que nos oferecestes em Cristo e aceitamos a cruz em nossa vida, como passagem necessária para a salvação e a alegria perfeita. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
15. Breves Avisos –
Lembrar à comunidade que no próximo domingo (Domingo de Ramos) é dia da coleta da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Distribuir os envelopes e trazer ramos para serem abençoados.

16. Refletindo o papel das comunidades cristãs na Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 (ler para a assembleia) As comunidades cristãs são chamadas a serem este espaço, que gera esperança e possibilita sonhar, exercitar e concretizar esta Boa-Nova de que podemos ser protagonistas de histórias sem discriminações, preconceitos e violências. Uma comunidade viva e coerente com o Evangelho esforça-se para experimentar esta nova realidade revelada em Cristo, ou seja, sem relações de injustiça, de poder opressor, de desigualdade, abuso e orgulho. Ser coerente com a Boa-Nova é não cair na tentação de praticar a falsa paz da sociedade greco-romana. O esforço para não nos afastarmos da Boa-Nova é diário. Sempre que nos afastamos da BoaNova deixamos de ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-16). Perdemos a capacidade de ser fermento na massa. (Texto-Base C.F.E 2021)

17. Gesto concreto
– Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade. Essa é a Boa-Nova com a qual queremos nos comprometer? Motivar as famílias a identificarem e participarem de boas práticas de diálogo e de unidade na família e na comunidade

18. Bênção
Presidente – O Senhor Jesus Cristo, modelo de
oração e de vida, Vos guie nesta caminhada
quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de Sabedoria e Fortaleza Vos
sustente na luta contra o mal, para podermos,
com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-Vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho
e Espírito Santo. Amém.
– Glorificai a Deus com sua vida.
– Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Graças a Deus.

Leituras da Semana
2ª feira: Dn 13,1-9.15-17.19-30.33-62; Dn 13,41c-62;
Sl 22; Jo 8,1-11
3ª feira: Nm 21,4-9; Sl 101; Jo 8,21-30
4ª feira: Dn 3,14-20.91-92.95; Dn 3,52-56; Jo 8,31-42
5ª feira: Is 7,10-14;8,10; Sl 39; Hb 10,4-10; Lc 1,26-38
6ª feira: Jr 20,10-13; Sl 17; Jo 10,31-42
Sábado: Ez 37,21-28; Jr 31,10-13; Jo 11,45-56
Domingo: Mc 11,1-10; Is 50,4-7; Sl 21; Fl 2,6-11; Mc 14,1-15,47

 

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …