Página Inicial / Notícias / Cáritas Arquidiocesana de Cuiabá

Cáritas Arquidiocesana de Cuiabá

A Cáritas Arquidiocesana de Cuiabá trabalha em sintonia com a Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, presente em 200 países, cuja missão primordial é atuar na defesa dos direitos humanos, assistência material e espiritual aos empobrecidos, cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável solidário na perspectiva de políticas públicas.

Diretrizes Institucionais
-Defesa e promoção de direitos à vida
-Incidência e controle social de políticas públicas
-Desenvolvimento solidário e sustentável
-Cuidados e preservação do meio ambiente
-Assistência aos empobrecidos
-Fortalecimento da rede Cáritas

O que é a Cáritas Arquidiocesana
A Cáritas Arquidiocesana de Cuiabá é pessoa jurídica de direito privado, associação beneficente, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, constituída por número ilimitado de associados, sem distinção religiosa, racial, sexual, cultural, profissional, ideológica ou político-partidária. Está aberta à cooperação e participação de todos que comunguem com seus objetivos.

Foi fundada em 11 de outubro de 1997, inscrita no CNPJ 04.295.033/0001-67, com sede na Rua Antonio João, nº 258, sala 303, Edifício Presidente Dutra, centro, Cuiabá-MT, com escritório de atendimento na Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus, na Praça da República, s/n – Centro Norte, Cuiabá – MT, telefone: (65) 3321.2729. O cura da Catedral é o Padre Deusdedit Monge de Almeida.

Objetivos
-Promover e articular ações de assistência social, cultural, educação de base e promoção da solidariedade às famílias e pessoas empobrecidas.
-Assessorar, planejar e executar qualquer atividade relativa às políticas públicas que promovam o desenvolvimento humano.
-Atuar na prevenção, no socorro imediato e na reabilitação de grupos sociais e comunidades em situações emergenciais.
-Fomentar ações solidárias de geração de trabalho e renda com inclusão produtiva, primando pela recuperação e preservação do meio ambiente.
-Desenvolver estratégias para atuação no combate à pobreza, orientação e promoção da segurança humana e alimentar.
-Promover diagnósticos e desenvolver ações de prevenção à violência urbana e doméstica com implicações na vida familiar.
-Promover em parceria com outras entidades, escolas, faculdades, mecanismos de conscientização à cidadania, a democracia e a ética.
-Apoiar a organização e fortalecimento de movimentos e organismos sociais em favor da vida e da inclusão social.
-Promover e apoiar ações de combate ao racismo e qualquer forma de discriminação social latente nos tempos atuais.

Fontes de recursos para o atingimento dos objetivos a Cáritas
-Contribuições de associados, cooperados e doadores voluntários.
-Donativos, legados e doações de pessoas físicas ou jurídicas.
-Recursos decorrentes de contratos e convênios e prestação de serviços.
-Auxílios e subvenções dos poderes públicos das três esferas.
-Receitas ou rendas de seus bens e serviços.

Fortalecimento e Organização da Cáritas
Os resultados alcançados com as ações da Cáritas têm levado à necessidade de sua expansão e fortalecimento. Diante da crescente necessidade de assistência básica a significativa parcela da sociedade empobrecida, a Cáritas Cuiabá está em permanente mobilização para a “formação de agentes para a prática da solidariedade”.
A formação de agentes tem como base a mística e a metodologia pautada no diálogo, na aproximação, na espiritualidade, na doação para o serviço e na empatia. O Agente Cáritas é orientado a promover a prática da caridade libertadora, realizar análises conjunturais, monitorar as políticas públicas, atuar de forma propositiva nos Conselhos setoriais públicos, mobilizar a comunidade para reivindicar seus direitos, acompanhar a elaboração de projetos de transformação sociais. Como também atuar nas áreas de emergências naturais e sociais.

Campanhas de natureza socio-apoiativa às necessidades básicas

A Cáritas Arquidiocesana de Cuiabá, tem como prerrogativa promover campanhas para ajudar nas necessidades básicas essenciais de sobrevivência de parcela da sociedade exposta as permanentes intempéries de um modelo econômico excludente. Modalidades de Campanhas:

1.A Campanha Permanente de Solidariedade. Será desenvolvida em três dimensões:
-Colaboradores Permanentes.
-Colaboradores Voluntários.
-Parcerias com governos e iniciativa privada.

2.Campanhas Circunstanciais: são campanhas rápidas e específicas, conforme o surgimento de emergências locais ou regionais.
3.Campanhas Propositivas: são campanhas planejadas para atingir um determinado objetivo em prol de uma comunidade e/ou ação específica para o bem estar social.

Composição da Cáritas
A Cáritas é composta por uma Equipe Executiva: o Presidente, a Secretária, o Tesoureiro e mais seis membros. Pelo Conselho Fiscal, com três titulares e dois suplentes. A direção da Cáritas é eleita pelo voto direto/democrático de seus associados e representantes de Paróquias, Pastorais, Movimentos, Serviços da Igreja Católica e da sociedade civil que estiverem presentes no dia da eleição. A convocação para a eleição é feita por edital publicado em jornal de grande circulação e afixado nas Igrejas em local de permanente circulação.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …