Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia do Domingo de Pentecostes 23.05.2021

Liturgia do Domingo de Pentecostes 23.05.2021

“NINGUÉM PODE DIZER: JESUS CRISTO É O SENHOR A NÃO SER NO ESPÍRITO SANTO”

1.ACOLHIDA
O Espírito Santo é a alma da Igreja de Jesus; prometido por Ele com a missão de recordar e de explicar suas Palavras. Por isso, Ele recomendou aos Apóstolo de não saírem de Jerusalém antes de receber o Espírito santo.
A presença do Espírito Santo transformou a vida e os interesses dos Apóstolos. Agora, eles têm um coração novo e uma coragem invencível; agora preferem morrer a trair o querido Mestre Jesus e, ninguém consegue vencê-los nas discussões. Agora são testemunhas de Cristo e de sua Ressurreição, agora, preferem morrer por Jesus Cristo seu Mestre querido!

2.Palavra de Deus
At 2,1-11 – “De repente veio do céu uma como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde se encontravam. E então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles!”
1Co 12,3-7. 12-13 – Um é o Espírito santo, mas inumeráveis são suas ações no governo da Igreja de Jesus. Sem o Espírito Santo não entendemos quem seja Jesus, o Senhor, e sem Ele a Igreja não seria nada e ninguém!
Jo 20,19-23 – O Espírito Santo que se manifestou no barulho de uma ventania, dá segurança e serenidade a Igreja no cumprimento de sua missão, não obstante as perseguições que padece em toda a parte.

3.Reflexão
O pensador católico, Pascal, escreveu: “Como é consolador crer em Jesus com a certeza que sua Igreja jamais será vencida pelas perseguições!” O Espírito Santo é a alma e a força da Igreja de Jesus. Todo aquele que crê na presença e na força do Espírito Santo na vida da Igreja, jamais perde a serenidade, mesmo no meio das maiores dificuldades e da própria morte. Os Inimigos da Igreja morrem, mas ela sobrevive pelos séculos afora!.
Sem o Espírito Santo a Igreja perde sua força do Alto e seu testemunho não convence mais a ninguém. Torna-se uma crendice humana que o tempo apaga! Mas, com o Espírito Santo a Palavra de Jesus permanece firme, inapagável e cheia de vigor e de consolo.
A presença do Espírito Santo na Igreja é garantia do perdão de nossos pecados; pois o Sangue de Jesus é derramado sobre nossa cabeça e não existe pecado que possa resistir ao Sangue de Jesus Cristo! Nós somos salvos pelo Sangue de Jesus Cristo! Ele é vida para a Igreja e garantia de perdão de nossos pecados!
Um jornalista pediu a um bispo católico, que entrava na sala do Concílio Vaticano II, qual seria a missão do Espírito Santo na Igreja e obteve a seguinte resposta: “Não sei…”. Mas no encerramento do Concílio, o mesmo jornalista voltou a perguntar: “Excelência, e agora que pensa do Espírito Santo? A resposta pronta foi esta: “Meu filho, agora, eu não sei o que o Espírito Santo não faz na Igreja de Jesus!”
Por isso é que Jesus recomendava aos seus discípulos pedirem a abundância do Espírito Santo sobre a sua Igreja! Ele é a garantia da eficácia da ação da Igreja no mundo, que satanás teima em afastar do amor misericordioso de Jesus Cristo e de seu Espírito!

“O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que habita em nós, Aleluia!”
FREI CARLOS ZAGONEL.

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …