Página Inicial / Notícias / Edições CNBB apresentam Subsídio sobre a Fé Cristã e Aborto

Edições CNBB apresentam Subsídio sobre a Fé Cristã e Aborto

EDIÇÕES CNBB E COMISSÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ LANÇAM SUBSÍDIO SOBRE FÉ CRISTÃ E ABORTO

A Edições CNBB lançou o 13º volume da sua coleção de Subsídios Doutrinais “VIDA: DOM E COMPROMISSO II – Fé cristã e aborto”. Elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o material é oferecido no contexto da necessidade de respostas mais fundamentadas à realidade do aborto. E oferece uma reflexão com o objetivo de ajudar clérigos, religiosos, leigos e estudiosos a alcançar um maior entendimento acerca da doutrina da Igreja sobre o tema.


Do ponto de vista ético e cristão, o livro aborda as temáticas: respostas à interrogação sobre quando começa a vida, análises acerca da sacralidade, do direito e da defesa do dom de viver, além de indicações para uma cultura de cuidado e compromisso com a vida humana.
O texto foi elaborado com a participação dos peritos da Comissão de Doutrina e contou com a análise da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB. O objetivo do texto, segundo o arcebispo eleito de Santa Maria (RS), dom Leomar Antônio Brustolin, é oferecer uma visão interdisciplinar sobre questões em torno da temática do aborto: “Destacam-se assim pontos que favoreçam o dialogo com a sociedade e possibilitem ao cristão a capacidade de fazer contrapontos à mentalidade de descarte da pessoa que nós conhecemos bem”.
Em apresentação durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, dom Leomar adiantou que o primeiro capítulo, por exemplo, recorre às ciências biomédicas e à filosofia para tratar sobre a definição de quando tem início a vida humana, ponto central muitas vezes esquecido nos debates hoje judicializados. “O debate atual sobre o aborto passou de um confronto baseado nas afirmações filosóficas e médicas para uma disputa quase estritamente jurídica. Essa mudança favoreceu a judicialização da decisão sobre a possibilidade ou não de se praticar legalmente os atos abortivos”, comentou dom Leomar.
Os capítulos seguintes abordam a fundamentação do ensinamento a partir da Sagrada Escritura de que o embrião deve ser respeitado e sobre o valor da vida humana; o contexto atual em que se observa a sobreposição nas legislações da liberdade individual sobre o direito à vida; além de indicações sobre paternidade responsável e o cuidado com as gestantes.
Para adquirir o material, acesse o site da editora ou entre em contato via WhatsApp.

www.edicoescnbb.com.br
https://www.cnbb.org.br/edicoes-cnbb-e-comissao-para-a-doutrina-da-fe-lancam-subsidio-sobre-fe-crista-e-aborto/

Você pode Gostar de:

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …