Página Inicial / Noticias do Mundo / Live Igreja no Brasil – CNBB – Quais Juventudes importam?

Live Igreja no Brasil – CNBB – Quais Juventudes importam?

A live Igreja no Brasil Painel está marcada para esta quinta-feira, 1º de julho, às 17h. O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, conduz mais um momento de aprofundamento sobre temáticas importantes para a Igreja no Brasil. O tema desta edição será “quais juventudes importam?”. A transmissão ao vivo será feita pelas redes sociais da CNBB.
Participam da conversa, o Carlos Eduardo, pastoralista, filósofo, sociólogo, especializado em Juventudes e a Vanessa Correia, pastoralista, também especializada em Juventudes, coordena o curso de juventudes contemporâneas da Faculdade dos Jesuítas.

A motivação da live, segundo dom Mol:
Um afro-americano, chamado George Floyd, foi brutalmente assassinado, pelo hoje ex-policial Derek Chauvin e mais três agentes, brancos, no dia 25/05/2020, por um racismo sistêmico nos Estados Unidos. O episódio, além de brutal, traumatizou a família da vítima e provocou um choque na consciência de muitos norte-americanos. Dereck está condenado a 22,5 anos de prisão. Por causa dos agravantes de abuso de autoridade, peculiar crueldade, assistência de crianças que estavam no local e crime cometido em grupo, a pena, segundo juristas, deveria ser de 30 anos.
VIDAS NEGRAS IMPORTAM tornou-se mais do que um mote, pois é um projeto de vida individual e coletiva de negros e brancos comprometidos com a superação do racismo.
No Brasil o racismo grassa, assustadoramente, ou seja, propaga-se, populariza-se, é de conhecimento público e das autoridades. É também sistêmico no Brasil que todos imaginam e se acostumaram a chamar de cordial.
VIDAS IMPORTAM passou a ser um slogan repetido em muitos lugares, de formas diferentes e também na Igreja. Mas terá ele se tornado um projeto de vida individual e coletivo? No lugar de NEGROS, acostumou-se, rapidamente, a aplicar outras palavras, outros conteúdos, como por exemplo: JUVENTUDES IMPORTAM.
A generalização da ideia passaria a “sacramentar” todas as realidades? Dizer que IMPORTAM todos não é o mesmo que dizer que ninguém importa? Sabendo que todos os grupos de juventudes importam genericamente, quais importariam especialmente, sabendo que há jovens violentos e jovens violentados; jovens burgueses e jovens trabalhadores, cujo único bem que possuem é sua força para trabalhar e sobreviver; jovens alienados, reacionários, ultra-conservadores e jovens abertos, ativistas de causas humanas e ambientais, livres; jovens fanáticos religiosamente falando e jovens que vivem em Cristo, dando testemunho Dele em muitas comunidades eclesiais espalhadas pelo Brasil.

Quais juventudes importam?
Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel
O objetivo desta nova rodada das Lives CNBB – Igreja no Brasil Painel, segundo dom Joaquim Giovani Mol, é compartilhar e aprofundar assuntos que são importantes para a Igreja no Brasil, à luz do Magistério do Papa Francisco e da Igreja Católica no mundo. As lives pretendem ainda, segundo dom Mol, conectar pessoas e experiências às ideias e processos que estão sendo vivenciados na Igreja no mundo e na Igreja no Brasil, percebendo como estes temas e assuntos são encarnados na realidade brasileira.
A metodologia, segundo explica dom Joaquim Mol, vai sempre buscar aprofundar temas da realidade brasileira à luz do que dizem os documentos da Igreja Católica e o Papa Francisco, e levantar pistas de ação. As lives CNBB sempre buscarão a presença de um convidado especialista no tema e de pastores da Igreja no Brasil para analisar a realidade e aprofundar a atuação pastoral e eclesial na realidade. Serão apresentadas também experiências ligadas a cada painel e debate com vistas a iluminar a ação dos cristãos católicos no Brasil.

https://www.cnbb.org.br/live-igreja-no-brasil-painel-desta-quinta-feira-1o-de-julho-discutira-o-tema-quais-juventudes-importam/

Você pode Gostar de:

Arcebispo de Cuiabá destaca temas importantes no sexto dia da Assembleia Geral da CNBB

No sexto dia da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de …