Página Inicial / Notícias / (UBEC) e Pontifícias Obras Missionárias (POM) – Curso gratuito Campanha Missionária

A União Brasileira de Educação Católica (UBEC) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM) oferecem curso livre, gratuito e de curta duração sobre a Campanha Missionária 2021. O curso é ofertado pela Universidade Católica de Brasília, por meio da Católica EaD, com emissão de certificado de extensão universitária.
O objetivo do curso é de apresentar a história, os objetivos, os conteúdos e articulação do mês missionário e da iniciativa da Campanha Missionária 2021 a ser desenvolvida na Igreja do Brasil. A Campanha deste ano tem como tema “Jesus Cristo é missão” e como inspiração bíblica a afirmação “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm a responsabilidade de organizar a Campanha Missionária, realizada sempre no mês de outubro desde 1972. Colaboram nesta ação a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial.
Conforme nos diz o Papa Francisco, em sua mensagem, “no Dia Mundial das Missões que se celebra anualmente no penúltimo domingo de outubro, recordamos com gratidão todas as pessoas, cujo testemunho de vida nos ajuda a renovar o nosso compromisso batismal de ser apóstolos generosos e jubilosos do Evangelho. Lembramos especialmente aqueles que foram capazes de partir, deixar terra e família para que o Evangelho pudesse atingir sem demora e sem medo aqueles ângulos de aldeias e cidades onde tantas vidas estão sedentas de bênção.”

Curso Esperançar
Desde a criação do projeto, chamado de “Esperançar Católica EaD”, foram beneficiadas mais de dez mil pessoas, de todas as regiões do país e do exterior. “A oferta gratuita de cursos livres tem relação com a pertinente missão do Grupo UBEC, de servir à sociedade por meio da educação, assim como representa o compromisso institucional com a missão da Igreja Católica”, destaca Joaquim Alberto, coordenador de Pastoralidade da UBEC, à frente do projeto.
Pe. Maurício Jardim, diretor das POM, destaca o processo de qualificação para a Campanha Missionária. “O trabalho conjunto das POM com a UBEC na animação da Campanha Missionária é um passo importante de articulação do mês missionário, possibilitando em medida maior, a qualificação dos agentes de pastoral e dos conselhos missionários neste processo de preparação e animação do mês de outubro”, destacou o diretor.
Qualquer pessoa interessada em aprofundar a temática do curso pode realizar a inscrição, assim como também conhecer outras possibilidades formativas como direitos humanos, educação popular, gestão ambiental, entre outros. Os interessados poderão se inscrever no site ead.catolica.edu.br/esperancar.

Link para inscrições: https://ead.catolica.edu.br/esperancar/campanha-missionaria

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …