Página Inicial / Noticias do Mundo / CNBB reflete pistas Pastorais para retomada de atividades

CNBB reflete pistas Pastorais para retomada de atividades

COMISSÃO PARA A JUVENTUDE DA CNBB REFLETE PISTAS PASTORAIS PARA RETOMADA DAS ATIVIDADES.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está reunida na sede da entidade, em Brasília (DF), desde ontem (27), para refletir sobre pistas pastorais e sugestões a serem oferecidas para dioceses e regionais na retomada das atividades, enquanto a vacinação avança no Brasil, dando sinais de um contexto de pós-pandemia. O encontro será concluído hoje e também aborda a preparação da reunião com os bispos dos regionais e o processo de revitalização do projeto pastoral para as juventudes.

Participam do encontro o bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão, dom Nelson Francelino; o bispo auxiliar de Belém (PA), dom Antônio de Assis Ribeiro; o bispo de Guarapuava (PR), dom Amilton Manoel da Silva; e os assessores da Comissão, irmã Valéria Leal e padre Antônio Ramos do Prado.

Retomada
Sobre a retomada das atividades nos regionais e dioceses, dom Nelson explica que a comissão tem refletido sobre oferecer algumas pistas pastorais e sugestões de como, “respeitando os devidos protocolos, não deixarmos de estar juntos e animando nossos jovens na missão que eles já assumiram”.
O tema será abordado numa reunião virtual com os bispos referenciais dos regionais. O encontro será oportunidade também para a realização de partilha sobre o andamento da estruturação dos setores juventude nas dioceses e nos regionais, sobre as dificuldades, os avanços, as perdas e as interpelações atuais nos pós-pandemia. Tudo isso “para que o Setor Juventude esteja completamente afinado às Diretrizes da CNBB e ao pontificado do Papa Francisco, de modo a ser um instrumento diocesano nessa Igreja em saída, do cuidado, da proteção”, segundo dom Nelson.

Reflexos da pandemia
Dom Nelson Francelino, presidente da Comissão para a Juventude da CNBB | Foto: Assessoria de Comunicação/CNBB
Nesse contexto, o presidente da Comissão para a Juventude da CNBB recorda que a juventude foi atingida em seus sonhos: “a pandemia gerou situações muito catastróficas, seja na área da educação, seja na área do projeto de vida, seja na área profissional, os jovens são sempre as grandes vítimas”.
Dom Nelson salienta que a Comissão tem estimulado os jovens, ao longo de toda a pandemia, a abraçarem “esse horizonte social que obstruiu muito o horizonte da juventude”. A partir daí, “e no enfoque da misericórdia, do serviço, da aproximação dos machucados, dos excluídos, dos descartados”, a intenção é “poder acender a chama que ainda fumega”.

Projeto pastoral
Após a conclusão do período de vigência do projeto pastoral IDE, em 2019, a Comissão deu início à construção de um novo direcionamento, com um novo processo de revitalização da Pastoral Juvenil do Brasil. Por conta da pandemia, não foi possível dar continuidade às etapas, que já cumpriram as fases diocesanas e regionais. “Agora estamos compilando para fazer um encontro, uma espécie de assembleia, para assumir novas perspectivas, novas pistas de ações, sempre em perspectivas com o Papa Francisco e com as Diretrizes”, situa dom Nelson.
A comissão ainda deve definir a data para o encontro, diante das incertezas e interrogações por conta da pandemia, uma vez que tal encontro deve ser realizado de forma presencial.
“A gente espera, nessa partilha, a partir do encontro com os 18 bispos, e também nesse processo de revitalização, dar um gás para que a gente possa entrar nesse chamado ‘novo normal’”, projeta dom Nelson.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …