Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 31º Domingo Comum 31.10.2021

Liturgia – 31º Domingo Comum 31.10.2021

Ouve ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!”

1.Acolhida

Irmãos e irmãs, somos convidados a participar do Mistério Redentor de nosso Deus, Jesus Cristo. Ele derrama, hoje, seu preciosíssimo Sangue redentor. Somos lavados, de novo, de todos os nossos pecados!
Aproximemo-nos do altar de Jesus – sua Cruz – para sermos lavados por seu Sangue redentor. Esta é a graça e a ternura de nosso Deus, Jesus Cristo! Jesus, reservou o último momento de sua liberdade – na Ceia Pascal – para instituir a Eucaristia como presença, como comida e bebida e como sacrifício redentor!

2.Palavra de Deus
Dn 6,2- 6 – Ouve, Israel, e procura pôr em prática os Mandamentos que Moisés, em nome de Deus, prescreveu e prescreve para o Povo observá-los e ser feliz com sua prática. Os Mandamentos são um favor divino para o ser humano ser feliz com sua prática!
Hb 7,23-28 – Jesus é o Sacerdote perfeito e santo, que entrou uma vez por todas no santuário, oferecendo-se a si mesmo para nossa salvação! A oferta de Jesus aconteceu uma única vez, no alto da Cruz e esta oferta é poderosa para salvar todo o universo. É o sacrifício do Filho de Deus. Tal é o amor de nosso Pai celestial: oferecer em sacrifício o próprio Filho para salvar as criaturas humanas e pecadoras, mas amadas por Ele!
Mc 12, 28b-34 – Jesus é interrogado sem a malícia dos fariseus e, por isso, Ele responde com calma e com sabedoria divina: O maior de todos os Mandamentos é amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmo! Deus nos ama e nós o amamos, eis o segredo de nossa salvação!
3.Reflexão
“Ouve, Israel, os Mandamentos que, hoje, te prescrevo!” Os Mandamentos de Deus não são uma prepotência divina, mas são um grande favor divino para seu Povo, um caminho sábio de salvação! Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança e deu-lhe os Mandamentos para realiza-lo. Os Mandamentos são o caminho certo para a realização do ser humano, criado à imagem e semelhança divina. Os Mandamentos divinos são como as leis mecânicas para o carro andar bem! Sem a observância das leis mecânicas o carro desanda!
Ouve, Israel, amarás o Senhor, teu Deus de todo o teu coração. A observância dos Mandamentos é garantia de uma vida feliz e longa (prolongue os teus dias), e de paz de espírito e felicidade existencial, pois Deus á o único Senhor. Deus é liberdade; os senhores deste mundo são incapazes d e saciar o coração humano!
Jesus é nosso Salvador, pois, pagou o preço de nosso resgate com a moeda de seu Sangue derramado na Cruz! Pagou um grande preço: o preço do Sangue do Filho de Deus! Diz o provérbio latino: “Sine efusione sanguinis non fit remissio” – “Sem derram-mento de sangue não há redenção dos pecados!” E Jesus derramou todo o seu Sangue na Paixão. Ele morreu na Cruz, pois, não tinha mais Sangue em seu corpo! Derramou, dolorosamente, todo o seu Sangue por nós!
Um mestre da Lei, sem a malícia dos fariseus, aproximou-se de Jesus e sem malícia perguntou: Qual seria o maior dos Mandamentos! E Jesus respondeu-lhe, imediatamente: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amar o Senhor, nosso Deus, de todo o teu coração e amar o próximo como a ti mesmo! Não existe outro Mandamento maior do que este! O mestre da Lei foi elogiado por Jesus: “Você não está longe do Reino de Deus!” Amar a Deus e ao próximo, eis o caminho da santidade!
FREI CARLOS ZAGONEL.

Missa no 2ª dia de Assembleia da CNBB

EM MISSA CONCELEBRADA PELOS BISPOS JUBILARES, CARDEAL PAROLIN CONVIDA A CONTEMPLAR A FIGURA DE JESUS …