Página Inicial / Noticias do Mundo / Cursos de pós-graduação em Liturgia

Cursos de pós-graduação em Liturgia

CENTRO DE LITURGIA DOM CLEMENTE ISNARD E UNISAL OFERECEM PÓS-GRADUAÇÃO EM TRÊS ÁREAS DA LITURGIA.

O Centro de Liturgia dom Clemente Isnard, em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e com apoio da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), oferece três cursos de pós-graduação na modalidade presencial a partir de janeiro. As inscrições estão abertas e os candidatos podem escolher a área da formação: Liturgia, Espaço Litúrgico e Música Litúrgica.
Para cada um dos cursos serão três módulos realizados de forma presencial, no campus Pio XI da Unisal, em São Paulo (SP). O primeiro de 10 a 22 de janeiro de 2022 e os seguintes em julho do próximo ano e janeiro de 2023. O total de horas é de 380.

Formação Litúrgica
A Comissão para a Liturgia da CNBB recorda a constituição conciliar Sacrosanctum Concilium, sobre a sagrada liturgia, para destacar a importância da formação litúrgica dos seminaristas, sacerdotes e fiéis.
O documento motiva aos seminaristas e religiosos uma “formação litúrgica da vida espiritual, mediante uma conveniente iniciação que lhes permita penetrar no sentido dos ritos sagrados e participar perfeitamente neles, mediante a celebração dos sagrados mistérios, como também mediante outros exercícios de piedade penetrados do espírito da sagrada Liturgia”.
O texto também indica que se deve aprender a observar as leis litúrgicas, “de modo que nos seminários e institutos religiosos a vida seja totalmente impregnada de espírito litúrgico”.
Aos sacerdotes, a indicação é que se ajudem “por todos os meios oportunos, a penetrarem cada vez melhor o sentido do que fazem nas funções sagradas, a viverem a vida litúrgica, e a partilharem-na com os fiéis que lhes estão confiados”.
Aos pastores, é pedido que procurem “fomentar com persistência e zelo a educação litúrgica e a participação ativa dos fiéis, tanto interna como externa”.

Liturgia
A pós-graduação em liturgia é voltada a todos aqueles que se interessam pela liturgia, a praticam e desejam conhecê-la profunda e cientificamente, sobretudo agentes de pastoral litúrgica: padres, religiosos(as), leigos(as) que concluíram a graduação em teologia ou outros cursos.
Além da capacitação docente, o curso tem por foco a necessidade de formar pessoas especializadas na Ciência Litúrgica e também visa capacitar outros agentes da pastoral litúrgica, aptos para assessorarem equipes regionais, diocesanas, paroquiais e comunitárias, assim como encontros de formação em âmbito nacional, regional e local.
De acordo com a ementa, o profissional especializado em Liturgia será capacitado para atuar como liturgista e ao mesmo tempo como formador, na área de pesquisa, do ensino e da pastoral litúrgica, mediante o desenvolvimento de competências integradas nos níveis individual, de equipe e organizacional, em coerência com a visão teológico-litúrgica, mistagógica, espiritual e pastoral do Concílio Ecumênico Vaticano II e posteriores avanços relativos, como o espírito evangélico e conciliar.
Mais informações, acesse o link: https://pos.unisal.br/liturgia-pio-xi-presencial/

Espaço Litúrgico: arquitetura e arte sacra
Para arquitetos, engenheiros, artistas plásticos, teólogos e agentes da pastoral litúrgica já com alguma graduação, é oferecida a formação em Espaço litúrgico: arquitetura e arte sacra. O curso, de acordo com a Unisal, supre a carência de cursos acadêmicos “que se proponham a formar especialistas nesta área do saber teórico conjugado com o saber fazer”.
Os promotores do curso constatam que, mesmo após 50 anos da conclusão do Concílio Ecumênico Vaticano II, constatam-se lacunas e problemas relativos à concepção, construção e organização dos lugares sagrados reservados ao culto da Igreja.
Mais informações, acesse o link: https://pos.unisal.br/espaco-liturgico-arquitetura-e-arte-sacra-pio-xi/

Música Litúrgica
Partindo da premissa de que o serviço prestado pela música na ação litúrgica requer uma formação específica e especializada para além do mero virtuosismo, os ministérios litúrgico-musicais podem ser formados adequadamente para que, na atuação e formação conjuntas – liturgia, espaço litúrgico/arte sacra e música – possam garantir uma celebração do Mistério Pascal de Cristo que seja, de fato, expresso e vivenciado pelas comunidades de fé, por meio da participação ativa, consciente e frutuosa.
O profissional especializado em Música Litúrgica, destaca a Unisal, será capacitado para atuar na pesquisa, no ensino e na pastoral litúrgica, mediante o desenvolvimento de competências integradas nos níveis: individual (conhecimentos, habilidades, atitudes), de equipe (colegialidade, diálogo, liderança, poder-serviço) e organizacional (processos, estruturas e tecnologia), em coerência com a visão teológico-litúrgica, mistagógica, espiritual e pastoral do Concílio Ecumênico Vaticano II e ulteriores avanços consonantes como o espírito evangélico e conciliar.
Mais informações, acesse o link: https://pos.unisal.br/musica-liturgica-pio-xi-presencial/

Você pode Gostar de:

61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações

PUBLICADA MENSAGEM DO PAPA POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES, CELEBRADO EM …