Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum 23.01.2022

Liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum 23.01.2022

Jesus voltou para a Galileia coma forçado Espírito e sua fama se espalhou por toda a redondeza”

1.Acolhida
Terminado o Tempo Litúrgico do Natal, a Igreja retoma as Catequeses de Jesus, repassando os temas mais importantes do Catecismo. Não é um tempo secundário, mas é um tempo importante do Caminho da Salvação.
A Comunidade cristã não é um grupo de indivíduos desligados entre si, isolados e independentes, mas na sua diversidade de dons formam um único corpo – O CORPO DE CRISTO:
“Vós todos juntos sois o Corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse Corpo” Nós como indivíduos enriquecidos pelos dons recebidos, colaboramos para o enriquecimento do Corpo de Cristo, que é a Igreja. A riqueza da Igreja somente existe quando os dons são partilhados.

2.Palavra de Deus
Ne 8,2-4ª. 5,810 – A descoberta do Livro da Lei causou uma viva emoção no Povo de Israel, recém retornado do exílio. Ele ouviu a sua leitura chorando de alegria: “Este é um dia consagrado ao Senhor, nosso Deus! Não fiqueis tristes, nem choreis”.
1Co 12,12-30 – O Povo cristão forma um único corpo, o Corpo de Cristo enquanto todos os membros são vivificados pela ação do Espírito Santo. Sem esta união afetiva não somos membros vivos de Cristo. Somos membros doentes, destinados à morte!
Lc 1,1-4;4,14-21 – O Evangelista Lucas, como bom historiador, recolheu as informações seguras da Comunidade e narrou o início do trabalho de Jesus: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres… e para proclamar o Ano da Graça do Senhor!”

3.Reflexão
Lucas documentou sua pesquisa: Depois de um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu, decidi escrever de modo ordenado para dar fundamento sólido à verdade. Não cremos em lendas, mas na verdade revelada ao Povo de Deus! A nossa fé tem fundamentos sólidos: “Desse modo podereis verificar a solidez dos ensinamentos que recebestes!”
Jesus voltou para a Galileia com a força do Espírito e sua fama se espalhou por toda a redondeza. Começou a ensinar, dizendo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me consagrou com sua unção para anunciar a Boa Nova aos pobres…e proclamar o Ano da Graça do Senhor… Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir!” O ensinamento não se esgota na Sinagoga; mas ele se atualiza neste momento. É hoje que Jesus cumpre com sua missão! Hoje somos desafiados pela Palavra de Jesus!
A Palavra de Deus é viva e atual, é pronunciada para nós. Quando participamos da
celebração da Eucaristia, atualizamos a presença de Jesus e seus gestos salvificos! As Palavras e as ações de Jesus, recordadas na celebração, são atualizadas pelo poder e pelo amor de nosso bom Jesus! Participar da celebração da Eucaristia é participar de um grande milagre de amor e predileção de nosso bom Jesus. A celebração da Eucaristia não é participar de uma peça teatral, mas participar do milagre de amor de nosso bom Jesus.
“Fazei isto em memória de Mim!”

FREI CARLOS ZAGONEL

Missa no 2ª dia de Assembleia da CNBB

EM MISSA CONCELEBRADA PELOS BISPOS JUBILARES, CARDEAL PAROLIN CONVIDA A CONTEMPLAR A FIGURA DE JESUS …