Fraternidade e Educação

FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO: “FALA COM SABEDORIA, ENSINA COM AMOR” (Provérbios, 31,26).
A campanha da fraternidade de 2022 nos traz uma reflexão sobre a indispensável relação entre fraternidade e educação. O lema é: “fala com sabedoria, ensina com amor”. O objetivo geral: “promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”. Ora, educar para um humanismo integral e solidário, significa que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões: Intelectual, física, emocional, social e cultural. A dimensão social da educação foi abruptamente impactada pela pandemia.

Porquanto, a convivência humana, a experiência de fraternidade e companheirismo escolar, são elementos absolutamente necessários para o desenvolvimento integral e solidário de um educando. De fato, o mundo e nele o Brasil, estão diante de um grande desafio: redescobrir caminhos para uma reconstrução que não é parcial, mas global. Pois, com mudança de época: mudaram-se as referências tradicionais, as visões de mundo e os critérios no modo como as pessoas e os povos compreendem e organizam a totalidade da vida.

O texto base da campanha destaca que a educação é ação conjunta entre: escolas, gestores públicos, famílias, comunidade, grupos culturais, Igrejas, mídias sociais (TVs e Rádios) e a própria pessoa. Neste fundamento, ensina-nos um provérbio de origem Africano: “é preciso uma aldeia inteira para se educar uma criança”. A Educação integral busca, não só a transmissão de ensinamentos técnico-científicos e conhecimentos gerais, mas, principalmente, a formação do caráter da pessoa humana.

O Caráter é o hábito das virtudes que vão penetrando o espírito humano e são imprimidas para sempre na sua vontade. O cidadão de caráter é o mesmo, em toda a parte. Esta é a gloriosa meta da educação e seu maior fruto! Daí a necessidade da cooperação das religiões e das Igrejas no processo educativo. Devemos colaborar na construção de uma educação, integral, inclusiva e de qualidade!

O setor da educação é a instância de convergência de todos os agentes educadores. Nessa instância todos são educadores e educandos! Embora as escolas, públicas ou privadas, sejam agências insubstituíveis de socialização do ser humano e jardins de esperanças dos embriões luminosos Pátria, elas necessitam do apoio de todas as forças vivas e setores organizados da sociedade! O texto bíblico iluminador do lema é o da mulher adúltera (Jo 8,1-11). No texto o próprio Jesus Cristo se revela como o grande educador.

Com o argumento “atire a primeira pedra quem não tiver pecado,” Ele impede o apedrejamento de uma mulher! Segundo a lei de Moisés, ambos os envolvidos no adultério, homem e mulher, deveriam ser punidos com a morte por apedrejamento (Dt 22,22). Mas cadê o homem? Por que só a Mulher? Na verdade o ardiloso homem adúltero, hipócrita, se escondeu e se colocou ao lado dos acusadores com pedras nas mãos como instrumentos de morte. Jesus não se encontra em uma sala de aula, mas no pátio do templo. Mas Ele passa um recado para o mundo, para os falsos moralistas, principalmente para os líderes religiosos legalistas da época: educar é contribuir para a superação do pecado e do mal, preservando a vida, atingindo as consciências e transformando relações. O olhar de Jesus para a mulher pecadora é iluminado pelo amor sem limite de Deus, que vê a pessoa integralmente e a convida para uma nova vida que nasce de um coração que se converte.

Para Jesus o ser humano é maior do que o seu pecado ou seu crime! Jesus quer a reabilitação de todos os que erram! É nesta linha que a educação cristã se orienta para formar cidadãos tolerantes, humanizados, solidários e fraternos, capazes de exercitar um diálogo fecundo em “ambientes sociais cada vez mais multiculturais e pluralistas” (Texto base, n.176). Finalizo com algumas frases de grandes pensadores à respeito da educação: “educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos’ (Pitágoras). “Se os governantes não construírem escolas, faltarão dinheiro para construir presídios (Darcy Ribeiro, antropólogo da educação no Brasil).

“Uma nação se faz com homens e livros” (Monteiro Lobato). “Quem abre uma escola, fecha uma prisão (Victor Hugo, escritor Francês). “O educador se eterniza em cada ser que educa” (Paulo Freire). “Nossas obras educativas devem formar bons cristãos e honestos cidadãos (São Joao Bosco, Pai das escolas salesianas)
Pe. Deusdédit é Cura da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Encontro Vocacional 2024 do Seminário Cristo Rei

É com grande alegria que anunciamos a abertura das inscrições para o Encontro Vocacional 2024 …