Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia do 6º Domingo Comum 13.02.2022

Liturgia do 6º Domingo Comum 13.02.2022

“BENDITO O HOMEM QUE CONFIA NO SENHOR E CUJA ESPERANÇA É O SENHOR!”
1.Acolhida
Bendito seja o homem que confia no Senhor. Este homem vive de Jesus, é nutrido por Ele,, iluminado por Ele e quando celebra a Eucaristia (sacerdote ou não) é envolvido pelo Mistério de Jesus que derrama todo o seu Sangue para lavá-lo de todos os pecados.
Celebrar a Eucaristia é tornar presente a Morte e a Ressurreição de Cristo – Mistério do Amor misericordioso e salvador. A Eucaristia não é um dever religioso para o cristão e nem participação de um rito religioso, mas é fazer, tomar parte no Mistério da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, o Salvador”.

2.Palavra de Deus
Jr 17,5-8 – Bendito é todo aquele que participa conscientemente da celebração da Eucaristia: É como uma árvore alimentada pela água corrente de um rio – esta árvore é sempre verde, floresce e frutifica, mesmo na estiagem.
1Co 15,12-16-20 – Feliz o homem que acredita em Jesus ressuscitado: Ele em a certeza de participar da Ressurreição de Jesus, porque se não ressuscitamos com Jesus somos a criatura mais infeliz do universo e, ainda, estamos em nossos pecados. Mas não, Jesus ressuscitou e vive para nos tornar felizes na vida eterna dos ressuscitados!
Lc 6,17-20-26 – A Catequese de Jesus, hoje, fala-nos das Bem-Aventuranças, caminho de salvação e da triste sorte daqueles que não acreditam na proposta de Jesus: “Ai de vós ricos… ai de vós que viveis na fartura porque havereis de passar fome… ai de vós quando vos elogiarem, porque estais correndo o riso da condenação. Assim foi a sorte dos falsos profetas de antigamente!

3.Reflexão
Deus Coloca diante do ser humano a luz e as trevas, o bem e o mal, cabendo a ele fazer a escolha pessoal. Bendito aquele que acredita no Senhor e ai daquele que prefere seguir o caminho dos próprios caprichos! Escolhe entre a luz e as trevas da descrença, entre a vida e a morte.
É feliz aquele que confia no Senhor Infeliz daquele que preferir seguir o caminho de seu coração carnal e egoísta. Nossa escolha situa-se entre a cruz e o prazer! Faça a sua escolha enquanto o tempo é propício.
Feliz daquele que escolhe os caminhos do Senhor: da Cruz que conduz para a salvação eterna. Caminho indicado e seguido por Jesus! Jesus ressuscitou é nossa garantia de felicidade eterna. Se é apenas por esta vida que colocamos nossa esperança no Senhor, somos criaturas infelizes! Jesus Cristo não presta para uma vida carnal. Ele é para a eternidade.
O Pai deu-nos a indicação de seu caminho seguro para a salvação. Os caminhos de Jesus são caminhos de misericórdia. Bem aventurados os pobres e ai dos ricos que tem tudo em fartura e não praticam a solidariedade com os pequenos e privados de tudo! Desconfie dos parceiros da vida fácil. Não se preocupe com aqueles que enricam fácil. sem trabalhar tanto. São como gado gordo destinados ao açougue! (Sl ).
Os caminhos de Jesus são caminhos de salvação, não são caminhos alternativos, mas são caminhos de salvação. A Hist-0ria da Igreja tem caminhos diversos: são caminhos de misericórdia e de salvação, mas são caminhos de responsabilidade. Não podemos brincar com o amor sangrento de Jesus! O caminho de Jesus passa pela morte e pela cruz.
FREI CARLOS ZAGONEL.

Missa no 2ª dia de Assembleia da CNBB

EM MISSA CONCELEBRADA PELOS BISPOS JUBILARES, CARDEAL PAROLIN CONVIDA A CONTEMPLAR A FIGURA DE JESUS …