Página Inicial / Notícias / Novo Logotipo do CELAM

Novo Logotipo do CELAM

CELAM LANÇA NOVO LOGOTIPO QUE PRESERVA “A ESSÊNCIA E O LEGADO DE MAIS DE SEIS DÉCADAS DE EVANGELIZAÇÃO NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE”.

Em linha com o processo de renovação e reestruturação que o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) vem realizando, a resolução renovando a identidade gráfica da instituição, assinada por dom Miguel Cabrejos, presidente do CELAM, e dom Jorge Eduardo Lozano, secretário-geral, entrou em vigor em 15 de fevereiro de 2022.
O novo logotipo, como diz o texto, visa preservar “a essência e o legado de mais de seis décadas de evangelização na América Latina e no Caribe, um ponto de referência para a missão de nossa instituição”.

A proposta veio do Centro de Comunicações do CELAM, e foi apresentada numa reunião em 23 de novembro durante a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. A partir de 15 de fevereiro “este novo logotipo será utilizado em material impresso, digital e audiovisual para renovar a identidade gráfica do CELAM de acordo com os novos tempos”.

Manual de utilização da marca
Para uma melhor utilização do novo logotipo, foi elaborado um manual de uso interno no qual são apresentados o novo visual gráfico e os elementos que o compõem, bem como as especificações técnicas a serem levadas em conta.
De acordo com o manual, o logotipo é baseado em elementos que representam a essência do CELAM. São usadas cores, tipografias e sinais visuais que têm um significado específico: o báculo, como peça que representa o episcopado e a vocação pastoral dos bispos; a cruz, que simboliza o cristianismo e a obra evangelizadora da Igreja; e o mapa da América Latina e do Caribe, o espaço missionário da instituição.
No logotipo, o báculo e a cruz se fundem como um único elemento, que se incorpora em um território, integrando-se de forma clara, dinâmica e versátil. Desta forma, a liderança dos pastores da Igreja Católica se expressa nos processos e ações pastorais que tornam possível a inculturação do Evangelho no “continente da esperança” e em uma perspectiva sinodal.
A cruz tem representado os quatro pontos cardeais, a união do céu e da terra, o equilíbrio entre atividade e passividade, e é também a representação do cristianismo.
O báculo é um símbolo de autoridade, de poder como serviço para administrar a justiça, de transformação e, inspirado no caiado do pastor, representa o ofício pastoral.
O mapa da América Latina e do Caribe simboliza o território de referência missionária do Celam. Sua estilização comunica dinamismo, abertura e comunhão.

Com informações padre Modino – CELAM

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …