Página Inicial / Notícias / Dom Milton cita boas sementes em 19 anos de arquidiocese

Dom Milton cita boas sementes em 19 anos de arquidiocese

Dom Milton Santos, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Cuiabá, concedeu entrevista a Gazeta Digital (jornalista Jessica Bachega – jessica@gazetadigital.com.br)

1. O senhor é arcebispo de Cuiabá desde 2003. São 19 anos no cargo. Qual avaliação que o senhor faz desses anos à frente da igreja católica na Capital?

Esses 19 anos foram tempo de “semear”! Sementes não germinam de repente, nem no tempo que o “empregado-semeador” deseja! A Arquidiocese de Cuiabá tem uma história de mais de 200 anos: “terreno imenso!” Colhemos frutos dos 200 anos! O que acabamos de “semear” desde 2003… germinará no tempo-de-Deus! O empregado-semeador precisa “estar desapegado” dos resultados: positivos? Negativos? Sempre precisamos fazer o melhor para que a QUALIDADE supere muito mais o que houve de “quantidade…”!!!

2. Como foi para a igreja e para o senhor atravessar a pandemia. É algo inédito, que mexeu com a organização das ações da igreja e também exigiu ainda mais da fé das pessoas. Qual sua avaliação do período?

Foi uma surpresa da história, uma surpresa do mundo…: a aprendizagem rápida foi necessária para todos nós… mesmo com riscos não fáceis de serem calculados! Tivemos que assumir medidas para a saúde… JUNTOS! A COVID-19 & VARIANTES… foram inimigos “invisíveis aos nossos olhos…!!!” Sabíamos que enfrentaríamos possíveis reações contrárias (…também de Lideranças!!), mas, não é possível um “maestro” contentar todos os músicos de uma orquestra! Parece… que estamos vencendo!!!

3 Agora que se aposentou, quais seus planos?
Agora… sou “Arcebispo EMÉRITO”! O “meu PATRÃO… é “JC”: Jesus Cristo! E, como SALESIANO, o meu Slogan é “Da mihi animas, coetera tolle!!” (“Dai-me almas, outras coisas não interessam…!”); não terei a responsabilidade de uma “(Arqui/Diocese). Mas, continuo trabalhando com alegria na nossa “aldeia global…”: o mundo todo precisa estar em nossa vida!

4.Pode citar um ou mais fatos que mais marcaram sua carreira religiosa?
Nos 47 anos de Padre…, e, 22 de Bispo, nunca a OBEDIÊNCIA me colocou para estar como “Padre” na cidade onde mora minha Família: Pindamonhangaba, SP. Somos 09 nove: irmãs(3)/irmãos(6)…!! Mamãe tantas vezes me disse: “Você é o filho que está mais juntinho de mim e de seu pai… porque Você vive JUNTINHO DE DEUS – É PADRE!”

5.Como se sente após tantos anos dedicados à religiosidade?
O meu “DNA-DE-RELIGIOSIDADE” veio de Papai e Mamãe…: A FAMÍLIA EVANGELIZA: COMEÇOU “ANTES” DE EU NASCER…!! Preciso caminhar assim a cada dia: religando-me continuamente a Deus, não sozinho, mas, com o mundo todo presente em mim: SOU O QUE É “A MINHA MENTE-COM—DEUS”!!!

Cuiabá, 05/abril/2022

(jornalista Jessica Bachega – jessica@gazetadigital.com.br)

Missa no 2ª dia de Assembleia da CNBB

EM MISSA CONCELEBRADA PELOS BISPOS JUBILARES, CARDEAL PAROLIN CONVIDA A CONTEMPLAR A FIGURA DE JESUS …