Página Inicial / Animação Litúrgica / 4º Domingo da Páscoa (08.05)

4º Domingo da Páscoa (08.05)

Ano C – cor branca – 08/05/2022

1. Saudação Presidente – Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos a esta celebração do Mistério Pascal do Cristo Ressuscitado no meio de nós. Ele é o Cordeiro Divino pelo qual a humanidade foi redimida das armadilhas da morte, e o Pastor Verdadeiro, que nos conduz por caminhos de vida e de dignidade plenas. Confiantes no cuidado de Jesus, o Bom Pastor para com a sua família aqui reunida, saudemos a Trindade Santa. Em nome do Pai…
Presidente – O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Bendito seja Deus…
Presidente – Recordemos e rezemos pelos nossos pastores: os Bispos, os Padres e os Diáconos. Também demos graças e rezemos ao Pai pela vida de todas as mães, vivas e falecidas. Vamos trazer presente outros fatos e acontecimentos que marcaram a semana que passou (recordação da vida).
2. Deus nos perdoa Presidente – Em Jesus Cristo, o Justo, que intercede a Deus por nós e nos reconcilia com o Pai, abramos o nosso coração ao arrependimento e supliquemos o perdão de nossos pecados (silêncio). Confiantes, cantemos.
Presidente – Deus de amor e bondade, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.
3. Hino do Glória Presidente – Glorifiquemos ao Senhor nosso Deus que nos deu Jesus como Pastor e guia, cantando.
4. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
5. Leitura dos Atos dos Apóstolos (13, 14.43-52)
6. Salmo Responsorial (99) (CD Cantando os Salmos – Ano C) Sabei que o Senhor, só Ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho. (bis)
7. Leitura do Livro do Apocalipse de São João (7, 9.14b-17)
8. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (10, 27-30)
Partilha da Palavra
Nossa resposta
9. Profissão de fé Presidente – No Deus Uno e Trino, professemos a nossa fé. Creio em Deus Pai…
10. Preces da Comunidade Presidente – Ao Senhor nosso Deus, supliquemos por nossas necessidades. Após cada pedido, cantemos: Acolhei nossa prece Senhor! Sobre nós derramai vosso amor!
11. Apresentação dos Dons
Presidente – O Evangelho deste domingo nos apresenta Jesus o Bom Pastor que cuida de suas ovelhas como uma mãe cuida de seus filhos e filhas. Cada mãe é um sinal visível do amor de Deus. Apresentemos ao Altar do Senhor a vida de todas as mulheres e homens que doam suas vidas a favor do próximo, a exemplo de Jesus, o Bom Pastor.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
12. Louvação Presidente – Louvemos ao Senhor nosso Deus por todas as pessoas que estão a serviço da Sua Igreja, nas equipes, nas pastorais, movimentos, serviços…
Deus nos faz irmãos
13. Pai Nosso Presidente – Com amor e confiança, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
14. Momento da Paz Presidente – A imagem do Bom Pastor nos convida à comunhão fraterna, à partilha, à justiça, ao perdão, à igualdade, à doação… Rezemos, em silêncio, pedindo a Deus para que o bem frutifique no meio de nós.
15. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus, Vós que sois Bom Pastor porque cuidais com carinho de cada um de nós, os Vossos filhos e filhas. Já que nos remistes pelo sangue de Jesus, concedei a todos nós a vida eterna dos céus. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
Breves Avisos
16. Bênção
Presidente – Deus, que pela ressurreição do seu Filho único vos deu a graça da redenção e vos adotou como filhos e filhas vos conceda a alegria de sua bênção. Amém.
– Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Levai a todos a alegria do Senhor Ressuscitado.
Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus. Aleluia!

Meditando a Palavra de Deus
Neste 4º Domingo da Páscoa, a liturgia nos apresenta Cristo como o Bom Pastor, aquele que dá vida plena ao seu rebanho. Jesus é o Bom Pastor, não simplesmente em oposição à figura dos pastores mercenários, mas porque valoriza e conhece suas ovelhas e é reconhecido por elas. Ele se apresenta à comunidade como Bom Pastor, movido pela lógica do amor, da misericórdia e não dos interesses e favores pessoais. Quem não ama sua comunidade (o Povo de Deus) não pode ser considerado pastor exemplar. Ser pastor hoje é desenvolver a ética do cuidado, da ternura, da compaixão e da misericórdia. É se fazer escutar pelas ovelhas e despertar no coração do povo confiança e esperança. É trazer o pobre e o excluído para o centro de nossa evangelização, de nossas atenções com a mesma compaixão e amor de Jesus. Pela atuação do Papa, bispos, presbíteros, religiosos(as) e das lideranças leigas, Jesus, o Bom Pastor, continua doando sua vida, manifestando seu carinho e atenção por nós, em especial pelos doentes e sofredores. Por isso, a Igreja neste domingo, reza pelas vocações sacerdotais e religiosas. Mas todos os batizados foram configurados com Cristo sacerdote, profeta e pastor, por meio do sacerdócio comum do Povo de Deus. Devem sentir-se corresponsáveis na construção da sociedade segundo os critérios do Evangelho, com entusiasmo e em comunhão com os seus pastores. A exemplo de Jesus, de Paulo e Barnabé, não podemos fugir de nossas responsabilidades. Precisamos ser profetas e profetizas da esperança, e denunciar todo tipo de morte. Precisamos entregar nossa vida, nosso tempo, nossas ideias pela causa do Reino, para que Deus governe a história, sendo um sinal de vida e esperança para todos. Jesus é aquele que conduz as ovelhas por caminhos de luz, onde a vitória é da vida. Ao mesmo tempo em que somos chamados a ouvir sua voz, sendo ovelhas, exercemos também a missão de pastores, conduzindo as pessoas até a fonte da vida. O que significa ser pastor? O que faz o bom pastor para que as ovelhas lhes deem ouvidos? As lideranças religiosas, políticas, sindicais, dos movimentos sociais agem como bons pastores? Que tipo de pastor você é na família, na comunidade e na sociedade?

Leituras da Semana
2ª feira: At 11,1-18; Sl 41; Jo 10,1-10; Jo 10,11-18
3ª feira: At 11,19-26; Sl 86; Jo 10,22-30
4ª feira: At 12,24-13,5a; Sl 66; Jo 12,44-50
5ª feira: At 13,13-25; Sl 88; Jo 13,16-20
6ª feira: At 13,26-33; Sl 2; Jo 14,1-6
Sábado: At 1,15-17.20-26; Sl 112; Jo 15,9-17
Domingo: At 14,21b-27; Sl 144; Ap 21,1-5a; Jo 13,31-33a.34-35

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …