Página Inicial / Animação Litúrgica / Solenidade da Ascensão do Senhor (29.05)

Solenidade da Ascensão do Senhor (29.05)

Ano C – cor branca ou dourada – 29/05/2022

1. Saudação Presidente – Amados irmãos e irmãs em Cristo, sejam todos bem-vindos à celebração do Mistério de nossa fé. Ao celebrar, neste domingo, a Solenidade da Ascenção do Senhor aos Céus nos tornamos participantes de sua divindade, pois somos chamados, como os discípulos, a adorar e bendizer ao Pai, pelo Filho, no Espírito, exultando de alegria pascal. Aprendamos a reconhecer desde o presente os sinais de seu Reino e a esperar sua plena realização aclamando-O Senhor da Vida e da História. Conscientes da graça divina pela “elevação” do Senhor aos Céus, façamos o sinal que nos reúne na fé. Em nome do Pai…
Presidente – A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo que subiu ao Céu, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus…
Presidente – Nesta Solenidade da Ascensão do Senhor aos Céus, iniciamos a Semana de Oração pela Unidade Cristã, que tem como tema: “Vimos sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (Mt 2,2). Em comunhão com as Igrejas que fazem parte do CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs) e na esperança de vivenciarmos a unidade tão sonhada pelo nosso Deus, rezemos pela unidade de todo o Povo de Deus, trazendo presente também os acontecimentos da Diocese, Paróquia e Comunidade.
2. Deus nos perdoa Presidente – Pelo Batismo passamos a fazer parte da Igreja de Cristo e nos tornamos seus discípulos(as) missionários(as). Supliquemos a misericórdia do Pai, pelas vezes em que não assumimos o nosso compromisso batismal (silêncio). Peçamos perdão,
3. Hino do Glória Presidente – Glorifiquemos a Deus por todas as Igrejas Cristãs que se empenham na luta pela unidade, respeitando as diferenças, cantando o Hino do Glória.
4. Oração Presidente – Oremos – (silêncio) – Ó Deus da unidade, a Ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Exultamos de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de Seu Corpo, somos chamados na esperança à participação da Sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Deus nos fala
5. Leitura dos Atos dos Apóstolos (1, 1-11)
6. Salmo Responsorial (46)(CD Cantando os Salmos) Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta! (bis)
7. Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios (1, 17-23)
8. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (24, 46-53)
Partilha da Palavra
Nossa resposta
9. Profissão de Fé Presidente – Ao rezarmos o “Creio”, afirmamos nossa convicção de que a glorificação do Senhor é e será também a nossa glória. Professemos a nossa fé. Creio Em Deus Pai…
10. Preces da Comunidade Presidente – Neste dia em que Cristo, nossa Luz Radiante, volta ao Pai, realizando a comunhão entre o céu e a terra, elevemos a Ele os nossos pedidos, cantando após cada prece: Tua Igreja eleva o clamor, escutai nossa prece, Senhor
11. Apresentação dos Dons
Presidente – A Ascensão do Senhor não significa o Seu afastamento deste mundo. A missão de Jesus deve ser continuada pelos seus discípulos que se estende a cada um de nós. O Espírito Santo é a força que reveste os discípulos missionários, cuja cabeça é Cristo. Apresentemos ao Altar do Senhor a nossa disponibilidade em cuidar e promover a vida daqueles que sofrem e acolher os que são diferentes.
Coleta Fraterna
Ação de Graças
12. Louvação Presidente – Em cada ser humano habita o Espírito de Deus e nosso coração deseja louvá-Lo pelas maravilhas que Ele nos concede a cada dia. Louvemos ao Senhor.
Deus nos faz irmãos
13. Pai Nosso Presidente – Em comunhão com todos os cristãos, rezemos a oração que Jesus nos ensinou. Pai Nosso…
14. Momento da Paz Presidente – A paz é fruto dos gestos concretos de amor e justiça realizados por todos nós. Rezemos em silêncio pela paz entre todos os povos
15. Oração Presidente – Oremos -(silêncio) – Ó Deus, ajudai-nos a viver nesta terra como testemunhas de Vossa presença e continuadores da missão de Vosso Filho, hoje elevado aos Céus. Dai-nos o Espírito de amor que realiza entre nós a unidade e nos conduza à comunhão com todos os que adoram o Vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Deus nos envia
Breves Avisos
16. Gesto Concreto – Antes da bênção final, o Presidente convida as equipes e pastorais da Comunidade e, com suas palavras procede o envio deles(as) à missão de anunciar o Cristo na Comunidade e na Sociedade.
17. Bênção
Presidente – Que Deus Todo-poderoso vos abençoe neste dia, quando o Seu Filho penetrou no mais alto dos céus, abrindo o caminho para vossa ascensão. Amém.
– Deus vos conceda que o Cristo, assim como se manifestou aos discípulos após a ressurreição, vos apareça em sua eterna benevolência quando vier para o julgamento. Amém.
– E vós, crendo que o Cristo está sentado com o Pai, possais experimentar a alegria de tê-lo convosco até o fim dos tempos, conforme sua promessa. Amém.
– Abençoe-vos o Deus de amor: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
– Com a sua Ascensão, Jesus nos garante a glória da imortalidade. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

Meditando a Palavra de Deus
A cada assembleia dominical, professamos a fé no Mistério Pascal e hoje da Ascensão do Senhor, confessando: “…Subiu aos céus e está sentado à direita de Deus, Pai, Todo-Poderoso”… A Ascensão é, ao mesmo tempo, o cume do mistério terreno e da Páscoa de Jesus e o ponto de partida da missão da Igreja. Por isso, celebrar a Ascensão compromete nossas comunidades com a nossa missão no mundo. Iluminados e movidos pelo Espírito de Cristo, a Igreja continua sua missão de mostrar a todos o Pai e seu Reino. A Ascensão nos recorda, portanto, que em Cristo o mundo foi assumido por Deus, abraçado por Ele. E é isso que de fato ocorre quando os cristãos dedicam cuidado e atenção às pessoas, permitindo que o Senhor “apareça” e se “manifeste” no mundo. Não é por qualquer motivo que, desde as origens, os cristãos se empenharam em socorrer os órfãos, as viúvas e os enfermos. Jesus passa para os discípulos a missão que Ele encerrou. E a missão continua conosco hoje: testemunhar a sua Palavra, aquilo que Ele veio revelar: o projeto do Pai. A Ascensão nos revela que Jesus está vivo no meio de nós de um modo novo. Este Evangelho da graça de Deus foi anunciado e vivido por Jesus, em toda a sua vida. Agora deve ser assumido igualmente por seus seguidores. A missão não deve ser somente exigência, preocupação, pois Jesus falou da alegria que também está presente nela: a presença do Reino no mundo que dá sentido à vida das pessoas, dos cristãos. Nesta liturgia da Solenidade da Ascensão somos convidados a não ficar com o olhar perdido no alto, porque o Senhor voltará, e ficará conosco todos os dias, até o final dos tempos. Cumpriuse o tempo, já não se pode mais esperar. Devese agir. Esse alerta retomado na Ascensão de Jesus, mostra que o cristão não pode esperar passivamente a vinda do Reino. O cristão deve tornar-se sujeito dela. Apesar da missão cristã ser marcada pela cruz, ela deve ser encarada e assumida com alegria. Para a continuidade dessa missão, será enviado o Espírito Santo, como a “Força do Alto” que nos acompanha e advoga em nosso favor. A vitória de Cristo é também a nossa vitória, pois nós participamos em Cristo das realidades do céu. Pela Ascensão, Jesus torna-se para nós mediador, juiz do mundo, Senhor do universo, cabeça e princípio. Com sua Ascensão Ele nos garante a glória da imortalidade. Por isso, somos convidados agora a reafirmar, mais uma vez, nossa fé batismal neste mistério profundo e animador da Ascensão do Senhor Jesus aos céus.

Leituras da Semana
2ª feira: At 19,1-8; Sl 67; Jo 16,29-33
3ª feira: Sf 3,14-18; Rm 12,9-16b; Is 12,2-6; Lc 1,39-56
4ª feira: At 20,28-38; Sl 67; Jo 17,11b-19
5ª feira: At 22,30;23,6-11; Sl 15; Jo 17,20-26
6ª feira: At 25,13-21; Sl 102; Jo 21,15-19
Sábado: At 28,16.20.30-31; Sl 10; Jo 21,20-25
Domingo: At 2,1-11; Sl 103; 1Cor 12,3b-7.12-13; Rm 8,8-17; Jo 20,19-23; Jo 14,15-16.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …