Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia do 4º Domingo da Páscoa (08.05)

Liturgia do 4º Domingo da Páscoa (08.05)

“AS MINHAS OVELHAS ESCUTAM A MINHA VOZ E EU AS CONHEÇO E ELAS ME SEGUEM!”
1.Acolhida
A alegria da Páscoa continua no coração dos escolhidos, mas para os orgulhosos sobra a tristeza e o conflito para aqueles que “não são dignos da vida eterna!” “Os missionários de Jesus ressuscitado, sacodem o pó das sandálias e vão para outra cidade, para alegria dos pagãos convertidos!
A alegria pascal está no coração de uma multidão incontável, de todas as raças e línguas, que alvejaram as próprias túnicas no Sangue do Cordeiro. E o Cordeiro será o seu Pastor que os conduzirá as águas da vida!
O Cordeiro será o seu Pastor e as ovelhas ouvem e entendem a sua voz. Seguem o Bom Pastor “e ninguém poderá arrebata-las das mãos de meu Pai, pois Eu e o Pai somos um!”
2.Palavra de Deus
At 13.14,43-52 – Boa parte do Povo de Israel não aceitou a pregação dos Apóstolos e conseguiu expulsar da cidade os Missionários do Ressuscitado. Os judeus não se julgaram dignos jugaram dignos da salvação eterna! Então os missionários sacodem o pó das sandálias e vão para outra cidade anunciar a alegria da ressurreição do Mestre Jesus.
Ap 7,9.14b-17 – O Apóstolo João, agora, exilado em Patmos, contempla uma incontável multidão, de todas as raças e línguas, que alvejaram as próprias túnicas com o Sangue do Cordeiro (mártires). Agora, o seu pastor – o Cordeiro ressuscitado – os conduzirá para a fonte de água viva!
Jo 10,27-30 – Jesus tem ovelhas escolhidas e entregues a Ele pelo próprio Pai e ninguém terá poder de arrebata-las das mãos do Pai! Pois, Jesus e o Pai são um e ambos cuidam das ovelhas escolhidas e obedientes à Palavra de Deus! As mãos do Pai e do Filho são poderosas para salvar as ovelhas escolhidas confiadas a seus cuidados!

2.Reflexão
Jesus foi rejeitado pelos Sumos Sacerdotes e pelas autoridades do Templo; agora são rejeitados os missionários, por inveja e com blasfêmias! Mas os Apóstolos, corajosamente, sacodem o pó das sandálias e deixam claro que vão levar a Boa Nova da Ressurreição de Jesus para os pagãos! Expulsos da cidade de Antioquia da Pisídia foram para a cidade de Icônio, onde anunciaram a Boa Nova da Salvação: “Os pagãos ficaram muito contentes quando ouviram isso e glorificaram a Palavra do Senhor!”
Hoje há católicos cansados da velha Igreja e que procuram outras COMUNIDADES, dita de salvação! Eles, talvez, não blasfemem, mas falam mal da Palavra de Deus! Não nos preocupemos com isso, a Palavra de Deus será destinada a outros A oferta é livre!
A Liturgia do Apocalipse fala de uma multidão incontável, de todas as línguas e nações, que alvejaram a própria túnica com o Sangue do Cordeiro (mártires)! E, agora, serão conduzidos pelo Bem Pastor e não sofrerão mais fome ou sede, pois Ele os conduzirá esta multidão para a fonte da água viva e lhe enxugará as lágrimas do sofrimento padecido sobre a terra! Quem seriam os mártires atuais que alvejam as próprias vestes no Sangue do Cordeiro? Com certeza serão os pobres que morrem de fome, os excluídos do banquete da vida, os que sofrem com a injustiça cometida pelos poderosos do mundo materialista, que não acreditam na vida eterna! Deus é bom e justo, por isso não poderá ter dois mundos de sofrimentos = aqui e depois desta vida!
Não nos preocupemos com a riqueza dos poderosos! São como boi de engorda que será abatido no final desta vida materialista e sem fé nas Palavras do Senhor Jesus!(Sl 48/49)
Reavivemos nossa fé no Senhor ressuscitado e ninguém nos arrebatará das mãos de Deus misericordioso!
FREI CARLOS ZAGONEL.

Dom Ángel Fernández (10º sucessor de Dom Bosco) na Arquidiocese de Cuiabá

A Arquidiocese de Cuiabá acolhe nos dias 13,14 e 15 de março/2024 o 10º sucessor …