Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia do Domingo da Santíssima Trindade 12.06.2022

Liturgia do Domingo da Santíssima Trindade 12.06.2022

“BENDITO SEJA O PAI CRIADOR, O FILHO SALVADOR E O ESPÍRITO SANTO SANTIFICADOR!”

1.Acolhida
Irmãos e Irmãs, adoremos e celebremos a glória do senhor UNO E TRINO, inacessível à nossa inteligência, mas hóspede em nosso coração humano, embora, este seja finito e pecador!
Na celebração da Eucaristia temos o auxílio do Espírito Santo que reza em nós e por nós, para a maior gloria de Deus Pai e de seu Filho Redentor!

2.Palavra de Deus
Pr 8,22-31 – A Sabedoria (o Filho) é gerado por Deus Pai e está presente na obra maravilhosa do universo, mas sua alegria é brincar e estar presente como mestre de obras em todo tempo e estar presente na vida dos seres humanos.
Rm 5,1-5 – A Sabedoria de Deus revelou-se no Filho de Deus Pai, como Salvador de toda a criação e como caminho da felicidade eterna! Por Ele somos justificados (feitos justos) e estamos em paz com Deus que se alegra em estar com os filhos dos homens.
Jo 16,12-15 – Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida; Caminho seguro para a vida eterna! Para entender o seu Caminho, Ele derramou o Espírito Santo que nos revela a plena verdade. Precisamos de sua luz e de seu amor para entender e praticar os Caminhos do Filho do Pai!
“Quem me ama, é amado por meu Pai… e nós viremos a ele e faremos nEle a nossa feliz
morada!” (Jo 14,21-23). Deus infinito, maior que o próprio universo, por Ele criado, deseja e quer morar no coração do ser humano. Deseja estar perto para salvá-lo em suas necessidades.

3.Reflexão
“Quem me ama é amado por meu Pai e nós viremos a Ele e faremos nEle a nossa morada (Jo 1421-23). Deus infinito, maior que o próprio universo por Ele criado, deseja e quer morar no coração do ser humano! Quer estar perto de sua criatura amada para ajuda-la em suas necessidades. Esta é a prova de seu amor infinito! Ele fez do Ser humano um templo vivo da Trindade Santa!
Deus quer morar no coração do ser humano, mas o Apóstolo Paulo recorda aos coríntios pecadores (que continuavam frequentando a prostituição sagrada): “Não sabeis que o vosso corpo é o sacrário vivo do Espírito Santo? Deus reside em vosso coração, comprou-vos a um alto preço? Portanto, glorificai a Deus em vosso corpo!” (1Co 6,19-20).
“Tenho muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora; porém, quando vier o Espírito da Verdade, Ele vos conduzirá à plena verdade!” Deus vem em auxílio do ser humano; envia-lhe o Espírito Santo que terá “compaixão” do ser humano, revelando-lhe os segredos de Deus Pai, inclusive, as coisas futuras Ele vos anunciará!” O Espírito Santo completará a obra de Jesus, sabedoria de Deus Pai! No fim das contas, nós somos obra da Santíssima Trindade!
O Espírito Santo é a alma silenciosa da Igreja, sempre presente em sua caminhada pelas estradas do mundo até o final dos tempos. Quando a Igreja, esposa de Cristo, cair na infidelidade, Ele alimenta a consolação no coração dos fieis discípulos de Cristo e estes iniciam o programa de renovação no chão da Igreja, isto é, entre os pobres e os pequenos. A Igreja tem a promessa de Jesus de sobreviver a todas as tentações. O Espírito Santo é a garantia sustentada por sua presença e atuação na sua Igreja.

“Tende confiança em Jesus, pois, Entregou em boas mãos a obra prima de seu amor salvador: o Espírito Santo!”

FREI CARLOS ZAGONEL.

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …