Página Inicial / Notícias / 37ª Semana do Migrante na Arquidiocese de Cuiabá

37ª Semana do Migrante na Arquidiocese de Cuiabá

A 37ª Semana do Migrante teve início no domingo dia 12 de junho/2022 na Catedral Metropolitana de Cuiabá.

Acontece entre os dias 12 e 19 de junho a 37ª Semana dos Migrantes, realizada pela Pastoral dos Migrantes (SPM) e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste ano o tema da semana é “Migração e Saberes”. Já o lema é “Escuta com Sabedoria e ensina com a Prática”.
A abertura aconteceu neste domingo, na missa das 8h na Catedral Metropolitana de Cuiabá, tendo como principal articuladora desse trabalho aqui na Arquidiocese, a Paróquia Santuário Divino Espírito Santo. Ao longo de toda a semana será realizada uma extensa programação, haverá uma série de atividades para divulgar esse importante trabalho de atendimento aos migrantes, refugiados e suas famílias, tais como; celebrações eucarísticas nas comunidades, campanhas de alimentos, programas de rádio e outros.
“Neste ano a Semana do Migrante vem com o tema Migração e Saberes e o lema: Escuta com sabedoria e fala com a prática. Destacamos também a figura inspiradora da ação pastoral que é o Ano dedicado a Scalabrini e que nestes dias teve o anúncio da confirmação de sua Santidade reconhecida pelo Vaticano. É o testemunho de Scalabrini diante dos migrantes e refugiados, sinal do Reino nesta missão. Scalabrini faz sua vida de entrega pelas práticas pastorais de atendimento aos italianos em sua Diocese que deixavam a Itália pela situação grave da peste, hoje a migração segue de tantas outras formas de expulsão.
É importante lembrar, que o Brasil é um país de acolhida, em Mato Grosso há um número crescente de migrantes que buscam o estado como local de trabalho e moradia. Aqui em Cuiabá tem o Centro Pastoral para Migrantes, e a própria missão institucional do CPM, faz com que esta seja a única instituição na cidade de Cuiabá e quiçá até mesmo no estado, especializada no atendimento, referencial para esse público, para os serviços oferecidos, conforme suas demandas. O que de certa forma fortalece o serviço institucional.
A casa do migrante tornar se cada vez mais um lugar onde muitos recebem apoio, incentivo e acolhida para abastecer suas esperanças num mundo mais humanizado e solidário com a dor humana.
Que o migrante nos eduque e nos forme à solidariedade e a partilha de vida com gestos de sensibilidade para com o próximo.
Pastoral dos Migrantes, Pe. Valdecir Molinári e Ir. Carolina de França.

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …