Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia da Festa da Assunção de Nossa Senhora 21.08.2022

Liturgia da Festa da Assunção de Nossa Senhora 21.08.2022

“Apareceu no céu um grande sinal: UMA MULHER VESTIDA DE SOL, TENDO A LUA DEBAIXO DOS
E, SOBRE A CABEÇA UMA COROA DE 12 ESTRELAS”

1.Acolhida
Jesus foi generoso com sua Mãe: ornou-a com a ´plenitude de sua graça divina a ponto de Ela mesma exclamar: “Todas as gerações me chamarão de bem aventurada!” Irmãos e irmãs, não queiramos adora Jesus Cristo, seu Filho, desprezando a sua Mãe! Jesus. Hoje, celebramos a glorificação de Maria, levada ao céu em corpo e alma! Jesus Cristo, seu Filho, glorificou sua Mãe, levando-a para junto de Si e tê-la sempre junto de Si como medianeira de todas as graças! Jesus é a fonte da graça divina, mas a sua Mãe é o canal desta graça. Ela é “cheia de graça”.

2.Palavra de Deus
Ap 11,19ª;12,1-3-6ª,10ª – Quem seria a Mulher do Apocalipse, vestida de sol e com a lua debaixo dos pés? Com certeza, é a Virgem Maria, prestes a dar à luz a seu Filho, Jesus Cristo! E o dragão? Sem dúvida, seria o Império Romano e todos os outros poderes do mal, que perseguem seu Filho e perseguem a Igreja de seu Filho Jesus!
1Co 15,20-27 – Adão e Eva introduziram o pecado e a morte, mas Jesus traz o remédio e a salvação: em Adão perdemos tudo, mas em Jesus Cristo recuperamos a vida e a graça de filhos adotivos de Deus Pai!
Lc 1,39-56 – A Virgem Maria busca um refúgio junto a Izabel, grávida de seis meses, depois de velha e conhecida como estéril. Saudada por Maria, Isabel reconhece-a como Mãe do Salvador, revelando, assim, o segredo do Mistério da Encarnação! Maria é a Mãe feliz do Messias Salvador!

3.Reflexão
A Virgem Maria busca um refúgio junto a Isabel, mas esta, iluminada pelo Espírito Santo, revela o Segredo de Deus: Maria, também, está gravida, mas do Messias, o Salvador! “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança (João Batista) exultou de alegria no ventre envelhecido de Isabel, que exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre. Quem sou eu para que me visite a Mãe de meu Senhor?” Isabel, inspirada pelo Espírito Santo, revela o nascimento do Messias!” O segredo de Maria tornou-se público; eis a Mãe do Filho de Deus, Mãe do Messias!
Maria é bendita entre todas as mulheres e todas as gerações a saudarão como Bem-aventurada! Não nos envergonhemos de venerar a Virgem Maria. Ela é a Mãe do Messias! Adoremos a Jesus, mas, não desprezemos sua Mãe! Recusar o louvor a Maria é, no mínimo, pretender diminuir a sabedoria de Jesus, o nosso Salvador!
Maria foi associada ao Plano de Deus Pai, que deseja a salvação de toda a criatura humana! Ela está presente na instituição da Eucaristia, na vinda do Espírito Santo e, principalmente, está de pé junto à Cruz de seu Filho Jesus, colaborando para nossa salvação, com seu sofrimento de Mãe do crucificado!
Jesus glorificou sua Mãe, elevando-a à glória celestial em corpo e alma; acompanhemos a piedade e o amor de Jesus que glorificou sua Mãe. Ela completou o sofrimento de seu Filho, oferendo a “dor da espada que lhe atravessou o coração de Mãe (Lc 2,35). Ela acompanhou o sofrimento de Jesus ao longo de toda sua vida de Salvador!

FREI CARLOS ZAGONEL

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …