Página Inicial / Notícias / Aniversário de Ordenação Episcopal de Dom Mário Antonio

Aniversário de Ordenação Episcopal de Dom Mário Antonio

A Arquidiocese de Cuiabá se rejubila de alegria neste dia 20 de agosto (2023) pelos 13 anos de Ordenação Episcopal de nosso Arcebispo Metropolitano de Cuiabá Dom Mário Antonio da Silva. Rezemos pelo nosso pastor, que Deus continue o abençoando sempre, por intercessão de Nossa Senhora. Parabéns Dom Mário e obrigado pelo seu sim ao chamado de Deus.

Conheça um pouco da vida de nosso Metropolita

Nascido em Itararé (SP) em 17 de outubro de 1966, Dom Mário Antonio da Silva estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Divino Mestre, da diocese de Jacarezinho (PR). Possui mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, na Itália.

Foi ordenado diácono em 2 de fevereiro de 1991,e em 21 de dezembro do mesmo ano, foi ordenado padre em Sengés, no estado do Paraná, por dom Conrado Walter. Era chanceler da diocese de Jacarezinho quando foi nomeado bispo auxiliar de Manaus no dia 9 de junho de 2010.
Sua ordenação Episcopal ocorreu na Catedral de Jacarezinho em 20 de agosto de 2010, em celebração presidida por dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel. Escolheu como lema episcopal “Testemunhar e Servir”. A missa de acolhida na arquidiocese de Manaus aconteceu no dia 12 de setembro de 2010, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.
Em 2015, foi eleito durante a 53ª Assembleia Geral da CNBB como presidente do regional Norte 1, que compreende o Estado de Roraima e o norte do Amazonas, para o quadriênio de 2015-2019. Também foi referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.
Em junho de 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco como sexto bispo de Roraima, tomando posse em setembro do mesmo ano.
Em 6 de maio de 2019, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito segundo vice-presidente da entidade para o quadriênio 2019-2023. Atualmente, preside a Caritas Brasileira.

Em 1º de maio tomou posse com Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de  Cuiabá.

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …