Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia do 22º Domingo Comum 28.08.2022

Liturgia do 22º Domingo Comum 28.08.2022

“ GRANDE É O PODER DO SENHOR,MAS ELE É GLORIFICADO PELOS HUMILDES!
1.Acolhida
Deus é grande e seu poder é infinito, mas Ele revela seus segredos aos pequenos e humildes! O coração dos pequenos está esvaziado e, por isso, nele há lugar para as coisas de Deus! Pois, “para o mal do orgulho não há remédio, pois uma planta de pecado está enraizada nele e ele não compreende!”
Deus é grande e infinito, mas Ele se fez pequeno para aproximar-se do homem; mas, o orgulho humano, cheio de si, não abre espaço para Deus O remédio está na meditação da Palavra de Deus que desperta em nós o desejo da Sabedoria divina. A grandeza de Deus não esmaga a nossa pequenez, mas suscita em nós o desejo da sabedoria divina!

2.Palavra de Deus
Eclo 3,19-21.30-31 – O ser humano é grande aos olhos de Deus: é criado à sua imagem e semelhança divina; a grandeza do ser humano não é obra humana, mas é obra do amor infinito de nosso Deus. Deus nos fez grandes e nossa resposta deve ser humilde, pois é aos humildes que Ele revela os seus mistérios.
Hb 12,18-19.22-24 – A revelação no Monte Sinai aconteceu no meio de barulho, mas a atual revelação divina acontece no silêncio e no íntimo do coração humano!
Lc 14, 1.7-14 – Deus se fez pequeno e humilde e, os discípulos do Senhor procuram os caminhos da pequenez evangélica, o último lugar! O primeiro lugar, apenas, no céu: “Receberás a recompensa na ressurreição dos justos!”

3.Reflexão
“Na medida em que fores grande, deverás procurar a humildade, pois o Senhor é grande mas revela seus mistérios aos pequenos. O Senhor Deus é grande, pois o universo saiu de suas mãos, mas Ele revela seus segredos aos pequenos e humildes. É aos pequenos que Ele dá o gosto da sabedoria divina (coisas divinas). Os meus pensamentos não são como os vossos pensamentos. Precisamos entrar na lógica de Deus se quisermos ser sábios!
A Revelação no Monte Sinai, aconteceu no meio do barulho da natureza: fogo, tempestade, tremores de terra, mas para o profeta Elias foi através de uma brisa suave. Deixou o barulho para Baal – ídolo pagão – e preferiu a suavidade da brisa que toca o coração humano, pois é lá que Deus habita (Jo 14,23). Entre, portanto, em seu coração, com humildade, e ouvirás a voz de Deus! Baal não é mais um ídolo antigo. É moderno. O mundo (satanás) prefere o barulho, porque o silêncio é habitado por Deus!
A lógica de Deus é diferente da lógica do mundo; a lógica do mundo acaba com a morte, mas aquela tem a garantia da vida eterna. A recompensa mundana acaba com a morte, mas a salvação divina tem a garantia da imortalidade! O pó da morte é o resultado carnal; mas a glória eterna é a recompensa divina. O pó da morte é o destino de nossa carne pecadora; mas a glória eterna é a recompensa de nosso Deus! Os prazeres humanos são uma recompensa humana, finita e destinada ao pó da morte; mas a ressurreição dos justos tem a eternidade como recompensa final!

”Muitos são altaneiros e ilustres,mas é aos humildes que Ele revela os seus mistérios!”

FREI CARLOS ZAGONEL

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …