Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia do 27º Domingo Comum 02.10.2022

Liturgia do 27º Domingo Comum 02.10.2022

“Se vós tivésseis fé como um grão de mostarda…”
1.Acolhida
Irmãos e irmãs, sede todos benvindos para a celebração de nossa fé e de nosso amor por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador! Iluminados pelo dom da fé, reavivado pela Palavra de Deus e pela Eucaristia – Pão vivo descido do céu para ser nosso alimento e certeza de nossa salvação eterna! Quem come deste Pão e bebe deste Vinho tem a garantia da vida eterna, segundo a promessa do próprio Jesus! (Jo 6,48-51) Oh! Jesus obrigado por vosso imenso e divino Amor! Nós cremos, Senhor, na força de vossa Palavra, mas aumentai a nossa fé! Que ela seja como uma semente de mostarda, mas que germine e cresça e crie raízes e produza bons e fecundos frutos agradáveis ao vosso Coração!

2.Palavra de Dus
Hab 1,2-3;2,2-4 – Até o profeta Habacuc teve impaciência com as demoras de Deus; Deus parece não ter pressa para o castigo… mas Ele quer salvação de todos os homens. Sua justiça demora, mas não falha: “Esta profecia tende para um desfecho e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza: Quem não é correto vai morrer, mas o justo viverá por sua fé!”
2Tm 1,6-8.13-14 – O Apóstolo Paulo procura reavivar a fé em seu discípulo, Timóteo, na Palavra de Deus, recebida mediante a imposição de suas mãos apostólicas: “Guarda o precioso depósito, com a ajuda do Espírito Santo, que habita em nós!”
Lc 17,5-10 – Sem fé nada há de bom na Igreja de Jesus! A Fé é um Dom de Deus, é crer no poder e no amor de nosso Deus para nossa paz, felicidade e certeza de vida eterna. O Dom da Fé pode ser comparada a um grão de mostarda, pequenina e quase invisível, mas é poderosa como uma “bomba”! Os Apóstolos pediram a Jesus que lhes aumentasse o dom da fé! Seja esta a nossa prece diária, pois, sem o Dom da Fé nada podemos realizar na Igreja de Jesus!

3.Reflexão
Ter fé é entrar na esfera do poder divino. A Fé não se define, vive-se! Não é uma conquista racional nossa, é dom gratuito! Quem tem fé é rico do poder de Deus! Quem tem Fé, tem o poder de Deus a seu serviço: “Pode dizer a um pé de amoreira, arranca-te daqui e planta-te no mar e ela vos obedeceria!” (Exemplo dado por Jesus!). A amoreira é uma árvore difícil de arrancar, mas ela obedece a uma ordem dada com fé! Uma ordem dada com fé é poderosa! Se lutamos contra nossos defeitos e ordenassemos com fé que se afastem de nós e que vão para o inferno, com certeza, eles nos obedeceriam!!
O Apóstolo Paulo, agora, prisioneiro, aconselha seu discípulo Timóteo a reavivar o Dom da Fé, recebido mediante a imposição das mãos apostólicas de Paulo, seu mestre! “Guarda o precioso depósito, com a ajuda do Espírito Santo, que habita em nós!” Paulo sabe que seu discípulo Timóteo precisa ser forte para dar continuidade ao trabalho apostólico de Paulo. Por isso indica-lhe a fonte da luz e a força do divino Espírito Santo. Este é o caminho indicado por Jesus e fora dele não há salvação! Precisamos da luz e da força do divino Espírito Santo para cumprir a missão evangelizadora no mundo!
A vida cristã e, especialmente, a vida apostólica é movida pela fé na presença e na força do Espírito Santo. Este é o caminho indicado pelo próprio Jesus. Fora dele não há eficácia no trabalho apostólico e missionário! Cristãos leigos, ministros, sacerdotes e bispos… precisamos viver da fé para sermos felizes e eficazes no serviço do Reino de Deus.
“Sofre as demoras de Deus e tenha confiança no poder e no amor de nosso Deus e na sua fidelidade na defesa dos pobres, aflitos, enfermos e perseguidos!”

FREI CARLOS ZAGONEL

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …