Página Inicial / Notícias / Nota de Falecimento: Dom Gentil Delazari

Nota de Falecimento: Dom Gentil Delazari

Com Profundo pesar a Diocese Sagrado Coração de Jesus de Sinop – MT comunica o falecimento de Dom Gentil Delazari, Bispo Emérito da Diocese de Sinop, ocorrido nesta segunda feira 31 de outubro/2022,no Hospital Santo Antônio, onde se encontrava internado.
O Velório será na Catedral Sagrado Coração de Jesus, com inicio às 05h00.

Histórico
Dom Gentil Delazari, nasceu em 09 de setembro de 1940, em Encantado (RS), ordenou padre em 13 de julho de 1968, na cidade de Relvado (RS). Como padre foi formador e vice-reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus; Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-Arroio do Meio(RS); Responsável pela formação dos seminaristas maiores de Santa Cruz do Sul; Vice-Reitor do Seminário de Viamão; Reitor do Seminário São João Batista; Membro do Colégio dos Consultores; Vigário Paroquial da Catedral São João Batista; Pároco de Santo Inácio de Lajeado; Reitor do Seminário Propedêutico; Diretor do Centro Diocesano de Vocações; Coordenador da Cúria; Ecônomo da Diocese; Diretor Espiritual do Cursilho de Cristandade; Diretor da Ação Social Diocesana; Presbítero responsável pela Igreja São José; Professor na PUC, UNIC, FAFIC; Orientador de retiros.

Foi ordenado bispo em 27 de março de 1994, na cidade de Lajeado – RS. Tomou posse como bispo coadjutor na diocese de Sinop (MT), em 23 de junho de 1994, e, em 1995 assumiu como bispo titular, onde pastoreou a diocese até 20 de janeiro de 2016. Durante seu episcopado foi presidente do Regional Oeste 2 da CNBB.

Fonte : CNBB

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …